Cidadeverde.com

Exposição de ONG chega para mostrar Mata Atlântica do Piauí

Imprimir
Enquanto o Governo do Estado contesta junto ao Ministério do Meio Ambiente a existência de Mata Atlântica no Piauí, a Fundação SOS Mata Atlântica chegou a Teresina nesta quarta-feira (26) para desenvolver uma série de atividades. O caminhão adaptado ficará na praça Pedro II de hoje a domingo. Na quinta, um debate online irá discutir se há mesmo áreas do bioma na região.

O Piauí é o 17º estado a receber a exposição itinerante "A Mata Atlântica é aqui". Palestras, oficinas e exposições serão ofertadas para a população, que também contará com jogos educativos, monitoramento da água, exibições de filmes e outras atividades gratuitas, que vão de 15h às 21h até sábado, e de 12h às 18h no domingo. 

Nesta quinta-feira, acontecerá o debate online entre a curadora do Meio Ambiente, Maria Carmen Almeida, Tânia Martins, da Ree Ambiental do Piauí - REAPI -; Francisco Soares, da Fundação Rio Parnaíba - FURPA -; e Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicar da Fundação SOS Mata Atlântica. Eles irão discutir a presença do bioma no Piauí a partir de 15h (horário de Brasília). Os interessados devem acessar o site www.conexaososma.org.br.

A programação disponível no site da ONG prevê a apresentação das provas de que o bioma existe no Estado. Entre as atividades listadas está a Tenda do Piauí, que consiste em exposições de produtos alimentícios e ervas medicinais, doação de mudas e exposições fotográficas da Mata Atlântica do Piauí.

A Fundação orienta os interessados em esclarecer dúvidas, agendar visitas monitoradas de grupos ou se inscrever como voluntário a escrever para [email protected] ou ligar para (11) 3055-7886. 

Confira a programação completa:

26 de janeiro (qua) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 16h às 21h
16h – Solenidade de Abertura da Exposição “A Mata Atlântica é Aqui” e do “I Encontro da Mata Atlântica no Piauí”.
17h – Palestra: “O Domínio da Mata Atlântica no Brasil Segundo o Mapa de Vegetação do IBGE – 2006”, com participação de Pedro Soares, Supervisor de Documentação do IBGE.
18h - Coleta de água do Rio Parnaíba para análise.
20h - CineMata: Exibição de vídeos e desenhos com temas socioambientais.

27 de janeiro (qui) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
15h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.
18h – Palestra: “Aplicabilidade da Lei da Mata Atlântica (11.428/2006) Resolução CONAMA no Estado do Piauí – MPE”, com participação de Dra. Carmen Almeida.
19h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

28 de janeiro (sex) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
15h – Roda de conversa: “A Mata Atlântica é aqui em Teresina”, com participação de Mario Mantovani, Diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.
16h – Palestra: “Código Florestal e sua Importância para a Proteção da Biodiversidade Brasileira”, em parceria com a OAB/Secção Piauí.
18h – Oficina de pintura: Máscaras de Animais da Mata Atlântica.

29 de janeiro (sab) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
15h - Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
17h – Palestra: “Atuação do Batalhão de Polícia Ambiental na Defesa e preservação do Meio Ambiente”, com participação do Tenente/Coronel Renato Alves.
18h – Palestra: “Serra Vermelha - A Mata Ameaçada”, com participação do Biólogo Francisco Soares, da Furpa.

30 de janeiro (dom) – Praça Dom Pedro II
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 12h às 18h
14h – Oficina: brinquedos feitos com garrafas PET.
17h - Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.
18h – Encerramento das atividades.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais