Cidadeverde.com

Meteorologistas se desligam do governo e PI está sem especialistas

Imprimir

Justamente no período chuvoso o Estado do Piauí está sem meteorologista. Os dois profissionais que trabalhavam para a Secretaria do Meio Ambiente e os únicos especialistas do Estado não estão mais no quadro do governo. Mainard Medeiros se desligou para fazer especialização e Milcíades Gadelha voltou para a Universidade Federal, onde é professor.


Leilane Nunes/Cidadeverde.com



 Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Dalto Macambira, desde o segundo semestre do ano passado, o desligamento dos profissionais foi informado, mas até o momento nenhuma providência foi tomada para a contratação de substitutos.


“Não temos profissionais disponíveis no Estado. Fizemos uma seleção de técnicos e enviamos ao governador e propomos montar uma equipe de meteorologistas trazendo especialistas de fora com formação na área ou então profissionais locais que atuam em áreas afins para serem capacitados”, declarou.





Enquanto não há solução, a secretaria se abastece de dados da Agência Nacional de Águas que faz o monitoramento dos rios através da CPRM, Chesf que monitora os rios Poti e Parnaíba e do DNOCS que faz as vistorias nas barragens, o Inpe e Instituto Nacional de Meteorologia.


O trabalho do meteorologista, além de acompanhar  o tempo é manter as 18 estações meteorológicas do Estado.



Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais