Cidadeverde.com

Wilson compara desafios a "leões" e pede apoio para Petrobrás no Piauí

Imprimir
Na mensagem anual aos deputados estaduais, o governador Wilson Martins (PSB) comparou os desafios do Estado a vários leões, e pediu a união dos piauienses e parlamentares em prol de projetos para o Piauí. Um deles, considerado prioritário, é reivindicar a vinda da Petrobrás para ampliar a geração de empregos. O discurso foi lido por quase duas horas nesta quarta-feira (2) na Assembleia Legislativa.


Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Wilson Martins usou um provérbio sul-africano na abertura da mensagem: "A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome". No Piauí, os leões seriam os desafios. Entre eles, a dívida pública, que faz o Estado pagar R$ 50 milhões por mês. Outro fator citado foi o déficit com a Previdência, de R$ 30 milhões mensais. 

Mas dívida maior e histórica, para o governador, é a da União com o Estado, que realizou sua última grande obra no Piauí há 40 anos: a construção da barragem de Boa Esperança. Por isso, o pedido para que a Petrobrás explore gás e petróleo na bacia do rio Parnaíba. "Não quero ser ingrato. O governo Lula fez o maior investimento no Piauí, mas precisamos de mais", declarou Martins.


Outras questões nacionais que mereceram destaque na mensagem foram as reformas política e fiscal e tributária, para as quais Wilson Martins pediu discussão no âmbito local que se faça ecoar. "Sei que não é aqui a solução. Mas sei também que aqui pode se iniciar um grande movimento para subsidiar o debate nacional", declarou o governador, defendendo ainda o movimento pela Emenda Constitucional 29, que mexe com o orçamento da Saúde, e a divisão igualitária do pré-sal, contra o veto do ex-presidente Lula. 

Obras
Entre as prioridades do governo, Wilson Martins destacou as BRs 020, 135 e 222. Ele informou que a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - contempla obras nas barragens de Cocal e Castelo do Piauí, sendo que a última resolverá o problema das enchentes em Teresina. 

O governador ainda defendeu a navegabilidade do rio Parnaíba, e lembrou que foi chamado a atenção para ignorar o tema durante sua campanha eleitoral de 2010, assim como o porto de Luís Correia, pois supostamente o faria perder votos. Ele citou o transporte fluvial como o mais barato do mundo. 


Ainda nos transportes, a ferrovia Transnordestina e a ampliação do aeroporto de Teresina foram mencionados. Wilson Martins informou que irá discutir com o ministro da Defesa o projeto de um local apropriado para um novo aeroporto, entre Teresina e Altos ou a capital e Demerval Lobão. Citou também as parcerias com a prefeitura de Teresina para duplicar pontes e rodovias federais, além de levar o metrô sobre trilhos a Altos e Codó/MA, passando por Timon/MA.

Melhorias na Educação e Saúde como pasta prioritária foram outros destaques da mensagem. O governador garantiu a contratação de 400 soldados para a Polícia Militar. 

Wilson Martins encerrou sua mensagem repetindo o provérbio sul-africano e afirmou que conversará com todos os lados. "Reafirmo a minha posição de ter um diálogo aberto e respeitoso", concluiu. 

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais