Cidadeverde.com

Ministro se surpreende ao ver que HU não tem urgência nem emergência

Imprimir
O ministro Alexandre Padilha ficou surpreso ao visitar o Hospital Universitário de Teresina e descobrir que o mesmo não terá urgência e emergência. Acompanhado de autoridades no campus da Ininga da Universidade Federal do Piauí - UFPI -, ele questionou gestores sobre a situação na tarde deste sábado (5).

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

"Vai sobrar para o Município e o Estado. Quem vai pagar essa conta?", indagou para o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, e a secretária estadual de Saúde, Lilian Martins. Ela declarou ser necessário definir tal situação para não sobrecarregar ainda mais o sistema de urgência e emergência de Teresina.

Padilha visitou toda a estrutura do HU, que conta com 213 leitos, 10 salas de cirurgias, 53 consultórios e uma UTI com 20 leitos. Foram 22 anos de obras e mais de R$ 63 milhões investidos em um dos maiores hospitais universitários do Nordeste. Pronto para funcionar, mas sem dada para inaugurar.



E não foi o ministro da Saúde quem disse quando o HU será aberto. Ao sair, mesmo perguntado insistentemente por jornalistas, Alexandre Padilha não deu entrevistas. 

Segundo o reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, o hospital depende da contratação de 1.111 servidores para funcionar, algo que será resolvido com outro ministério, o da Educação. Depende dele a contratação de uma empresa para a realização do concurso. Se tudo transcorrer normalmente a partir de agora, somente no segundo semestre de 2011 o HU poderá ser aberto. 

Cobertura completa da visita do ministro Padilha


Yala Sena (flash do HU)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais