Cidadeverde.com

Filha denuncia morte de idosa por falta de UTI; Caso vai parar na OAB

Imprimir
A filha de uma idosa denunciou que sua mãe faleceu nesta quarta-feira (9) em decorrência da falta de UTIs vagas no Hospital de Urgência de Teresina - HUT. Enedina Lima dos Santos, 75 anos, foi internada na semana passada com fortes dores no peito. O caso foi denunciado para a seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/PI.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Telma Costa afirma que sua mãe precisava de uma UTI desde sexta-feira, quando foi internada. A dona de casa reclama que não conhecia nenhum médico para "arranjar" a vaga

O médico Justivan Costa, diretor técnico do HUT, informou que todos os 26 leitos da UTI estavam ocupados, e que o hospital trabalha com a capacidade da urgência sempre lotada. Segundo ele, o problema não é restrito a Teresina e faz parte da realidade de todo o país. 

O HUT divulgou nota sobre a paciente; Veja na íntegra:

A paciente Enedina Lima dos Santos, 75 anos, deu entrada no HUT dia 04 de fevereiro às 19 horas apresentando dor torácica e dispnéia sendo ainda cardiopata e hipertensa. Após a realização dos exames preliminares foi detectado pela equipe médica de plantão um quadro de edema agudo de pulmão. Assim a paciente permaneceu internada na emergência feminina recebendo todos os cuidados necessários para seu diagnóstico. Durante a madrugada do dia 05 de fevereiro Enedina evoluiu para uma insuficiência respiratória grave tendo que ser imediatamente sedada, entubada e colocada na ventilação mecânica. Infelizmente, a paciente não respondeu ao tratamento evoluindo para um quadro de infecção generalizada – septicemia – que a levou ao óbito. A direção do HUT faz questão de esclarecer que todos os procedimentos necessários para o tratamento clínico da paciente Enedina Lima dos Santos foram realizados. E que continua trabalhando, diuturnamente, para atender com respeito e humanização todos que procuram esta casa de saúde, indistintamente. 

Solange Sousa (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: HUTUTIOAB