Cidadeverde.com

Sinpolpi denuncia superlotação de presos em delegacias de Teresina

Imprimir

As delegacias de Teresina estão superlotadas e os policiais civis submetidos a condições insalubres. A denúncia é do presidente do Sindicato dos Policiais Civis. Segundo o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, os distritos abrigam atualmente mais que o dobro de presos que suportariam. As transferências estiveram impossibilitadas por conta da falta de vagas no sistema carcerário do Estado.


Cristiano Ribeiro, à esquerda


No último levantamento da Delegacia Geral foi constatado que 95 presos estão sob custódia de policiais civis nos DPs. "Em tese, não deveria haver nenhum preso em delegacia. Mas nossa capacidade é para 40 presos. Hoje e amanhã vamos transferir alguns e estamos agendando para a próxima semana uma reunião na Secretaria de Justiça para vermos a possibilidade de transferir o restante", explicou James Guerra.


O presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Cristiano Ribeiro, denunciou que os policiais civis estão deixando de exercer o trabalho de investigação e cumprimento de mandados para exercerem a função de carcereiros.


Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

James Guerra



Cristiano denunciou também que, em algumas delegacias, as celas pequenas abrigam até 5 pessoas. "Alguns policiais estão adoecendo porque têm contato com presos acometidos de hanseníase e outras doenças", revelou.


O delegado James Guerra concorda com a preocupação, mas disse que o trabalho precisa ser feito em parceria com a Secretaria de Justiça.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais