Cidadeverde.com

Fundação nega que tenha pago a escolas de samba e espera decisão

A presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Laurenice França, negou que a prefeitura de Teresina tenha a intenção de liberar a verba para as escolas de samba, contrariando a recomendação feita pela promotora do Ministério Público Leida Diniz, que proibiu o repasse. A PMT aguarda uma decisão do juiz Oton Bastos que pode conceder uma liminar autorizando a liberação dos R$ 350 mil para as agremiações.


Leilane Nunes/Cidadeverde.com



O Instituto do Samba de Raiz entrou com um pedido de liminar na 2ª Vara dos Feitos da Fazenda, mas o juiz Oton Bastos ainda não se pronunciou sob a ação. “A prefeitura não foi notificada. Nunca houve resistência da prefeitura em fazer a liberação da verba. Pelo contrário, o que o prefeito Elmano Férrer queria era a volta dos desfiles das escolas para a avenida Marechal. A prefeitura vai esperar a decisão do juiz sobre o assunto”, declarou Laurenice.





A presidente levanta ainda um questionamento sobre se há tempo hábil para a confecção das alegorias e a confecção dos desfiles. “A liberação de verba pública tem que seguir um trâmite. Mesmo que o juiz conceda a liminar, a prefeitura precisa firmar um contrato com a liga das escolas de samba e só depois o dinheiro é liberado. O carnaval já é dia 5 de março. As escolas não teriam como organizar o desfile”, pontua.


O presidente da GRES Skindô Jamil Said diz que ficou feliz com a possibilidade, mas confessa que se a liminar for concedida, a escola irá desfilar sem o mesmo brilho e desfalcada já que parte de seus foliões já viajou. “Só falta os carros alegóricos e algumas alas. Apesar das dificuldades de tempo vamos levar a escola para a avenida, mas não será o carnaval com escolas cheias. Se não houver carnaval em 2011, ficará mais difícil ter em 2012. Tudo agora está dependendo da prefeitura”, analisa.



Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais