Cidadeverde.com

Juízes do Piauí entram na luta por posse de delegados concursados

Em entrevista ao Jornal Cidade Verde desta quinta-feira (17), o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses - AMAPI -, José Airton Medeiros de Sousa, confirmou que os juízes aderiram à luta dos delegados concursados da Polícia Civil. A entidade provocou o Ministério Público para acionar o Tribunal de Contas do Estado - TCE - no sentido de suspender a nomeação de policiais militares na função de delegado no interior. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
José Airton de Sousa, presidente da Amapi

"Nós somos os destinatários do trabalho dos delegados de polícia e temos interesse nesse assunto", disse o presidente da AMAPI. José Airton frisou q ue a PM presta relvante serviço para a segurança do Estado. "Mas a atividade de investigação é de policial civil", acrescentou.

O magistrado lembrou que os aprovados começaram a ser nomeados no ano passado. "O governo tem suas dificuldades, mas é preciso mostrar interesse político em resolver o problema. É preciso que essa fase seja superada", declarou o presidente, sobre a alegação de que os delegados não seriam nomeados por conta da diminuição de recursos do Estado - seria mais barato dar gratificação a um PM a pagar o salário do bacharel em Direito. 


"Isso não é despesa, isso é um investimento. É preciso que as investigações sejam feitas por quem tem competência para tal", completou José Airton de Sousa. 

Depois das ações movidas por promotores de diversas comarcas ainda não terem surtido efeito, cerca de 75 delegados concursados procuraram ajuda da AMAPI. A ideia é contestar no TCE a nomeação de PMs como delegados, pois o exercício da função pelos mesmos é inconstitucional. 

Em janeiro, o Governo nomeou 12 delegados e anunciou que os demais serão chamados assim que possível. 


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais