Cidadeverde.com

Sessão solene no Senado vai lembrar a Batalha do Jenipapo

Os 188 anos da Batalha do Jenipapo - ocorrida em Campo Maior e decisiva para o processo de independência do Brasil e de consolidação do território nacional - serão lembrados em sessão solene, proposta pelo senador Wellington Dias (PT-PI), no Senado Federal, na próxima segunda-feira (14), às 14h. Parlamentares, historiadores e associações de piauienses residentes em Brasília estão sendo convidados.

"A história do Brasil precisa ser recontada, para que os brasileiros tomem conhecimento do que aconteceu no nosso Estado. A batalha do Jenipapo, no município de Campo Maior, é um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Foram homens simples, que deram a vida pela independência de nosso país e contribuíram de forma determinante para o enfraquecimento e a prisão de Fidié, o oficial português destacado para manter o Piauí e a região Norte do Brasil sob o domínio de Portugal”, registra.
 
Está confirmada a presença do jornalista paranaense Laurentino Gomes, autor dos livros 1808, sobre a chegada da família real no Brasil, e 1822, sobre a independência do Brasil, que possui um capítulo sobre a Batalha do Jenipapo.
 
As comemorações pela Batalha são celebradas anualmente pelo Governo do Estado e pelo povo piauiense. O senador Wellington Dias participará de palestras sobre o tema, em Teresina, no Instituto Dom Barreto, dia 11, e no Colégio Seculus, no dia 12. Na data oficial do combate, dia 13, ele participa de solenidade cívico-militar, no município de Campo Maior. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais