Cidadeverde.com

Produção de açúcar deve superar 1 milhão de toneladas em 2011

Imprimir

O ano de 2011 será bom para o setor agrícola piauiense. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que a produção de grãos no estado supere a marca dos dois milhões de toneladas. A produção de cana-de-açúcar no estado deve seguir o mesmo caminho e retomar o crescimento estagnado em 2010 por conta da ausência de chuvas.


No ano passado, a safra de cana-de-açúcar foi de 836 mil toneladas, a menor colheita dos últimos sete anos. A previsão é de que agora em 2011 a safra ultrapasse a marca de 1 milhão de toneladas e atinja número semelhante ao de 2009. Naquele ano, foram colhidas 1 milhão e 14 mil toneladas do produto.

O aumento da safra em até 17% deve-se a dois fatores. O primeiro deles é o período chuvoso. O segundo, o aumento da área de plantação na região do município de União, responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar no estado do Piauí. No ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou novas regras de zoneamento e triplicou a área do estado disponível para o plantio de cana.

“A parte agrícola depende muita da chuva. Este ano começamos muito bem. Se abril e maio, que são os principais meses, o índice de precipitação continuar assim, poderemos ter um novo recorde de colheita”, frisou o diretor de operações da Comvap, empresa ligada ao Grupo Olho D’água, Luiz Fernando Melo.

Ele salientou ainda que a produção de 2011 deve ter o perfil mais açucareiro do que alcooleiro, como vem ocorrendo nos últimos anos. Em 2009, por exemplo, foram 1 milhão e 74 mil sacas de açúcar de 50 kg e 41 milhões de litros de álcool.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais