Cidadeverde.com

Receita Federal: duas prefeituras do Piauí envolvidas no golpe do IR

Imprimir

Durante entrevista coletiva sobre a Operação Hiena, o superintendente adjunto da Receita Federal no Piauí, Marcellus Alves, informou que duas prefeituras do Piauí estão envolvidas nas fraudes de impostos de renda.


Matéria relacionada:
Operação prende empresários e vendedores de livros por fraude


As prefeituras estão sendo investigadas pela Operação Fontana di Trevi, realizada no Piauí, Ceará e Maranhão pela Polícia Federal e Receita Federal. Ao todo, 20 prefeituras foram investigadas e estão sendo acusadas de participação no esquema.


Thiago Amaral/Cidadeverde.com





Segundo o superintendente, não necessariamente os prefeitos estejam envolvidos. Os nomes dos municípios não foram revelados por que as investigações ainda estão em andamento.


Marcelo citou que a quadrilha utilizava a certidão digital da prefeitura e fazia a declaração de restituição. Em uma das prefeituras piauienses, 80 contribuintes, entre servidores terceirizados e serviços prestados, seriam os beneficiários.


Nos 3 estados a fraude seria de R$ 13 milhões, mas o dinheiro foi bloqueado na fonte, antes que os beneficiários sacassem.


Marcellus Alves fez um alerta para as prefeituras que forem emitir certidão digital para que tenham cuidado ao oferecerem suas senhas para quem for fazer a declaração.


"Ainda estamos investigando se há participação dos prefeitos no esquema, mas já alertamos para que tomem cuidado para quem repassam os documentos utilizados na restituição do imposto. Para as pessoas físicas, elas devem observar bem as deduções feitas em suas declarações", finaliza Marcellus Alves.


Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais