Cidadeverde.com

Professores da UFPI são destaque na Science por novo réptil-mamífero

Imprimir

Os professores da Universidade Federal do Piauí Juan Carlos Cisneros e Paula Camboim Dentzien-Dias fazem parte de um grupo de pesquisadores que descobriram uma nova espécie de réptil com características mamíferas que recebeu o nome de Tiarajudens. A pesquisa é destaque deste mês na revista Science, a mais importante publicação científica do mundo.




O novo anomodonte, é do período Permiano da Era Paleozóica, há 260 milhões de anos atrás, época anterior aos dinossauros e foi descoberto na cidade de São Gabriel no Rio Grande do Sul. O novo animal apresenta uma característica nunca antes encontrada em répteis mamaliformes: dentes-de-sabre.




Segundo a palentóloga professora do curso de Biologia da UFPI de Picos, Paula Dias (foto), fala sobre a importância da descoberta. "É algo inédito para o mundo inteiro. Sites de todo o planeta estão falando sobre a descoberta e divulgando o nome da UFPI", comemora. O professor Juan Carlos Cisneros é natural de El Salvador e ministra a disciplinas nos cursos de Biologia e Arqueologia na UFPI de Teresina. 


Os demais membro do grupo de pesquisadores são Fernando Abdala e Bruce S. Rubidge da University of the Witwatersrand, da África do Sul e Ana de Oliveira Bueno, da UFRS.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais