Cidadeverde.com

Ponte Estaiada ficará azul pelo Dia Mundial de Valorização do Autista

Imprimir

A cada ano, no dia 02 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Na tentativa de inserir a data no calendário piauiense, e aquecer a discussão sobre a inclusão dos autistas na sociedade, é que o senador Wellington Dias (PT) sugeriu que a ponte Estaiada fosse “colorida” de azul.

Foto: Francisco Magalhães/Cidadeverde.com


“Grandes monumentos ao redor do mundo receberão a cor azul. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Masp, em São Paulo, entre outros. Todos entrarão na causa de respeito e luta de bem estar pelos autistas”, analisou o Wellington Dias.

O senador disse que pensou em vários outros pontos da cidade, mas que o mirante da ponte foi escolhida pela representatividade da obra para Teresina e porque o monumento possui estrutura técnica para ter a iluminação azul sem maiores gastos.

“Não entro nessa apenas porque sou pai de uma autista. Entro por uma questão de respeito. A sociedade ainda tem muito que discutir para se chegar a uma convivência pacífica com os autistas. Um autista não pode ouvir estouro de foguetes que se perturba, por exemplo”, disse.

Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com


Sobre a data
O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de Dezembro de 2007 para promover a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais