Cidadeverde.com

Portadores de Lúpus sofrem sem remédios e protetor solar

Imprimir

Os pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) sofrem com o abandono do Poder Público no Piauí que não cumpre sua obrigação de fornecer medicamentos excepcionais e protetor solar gratuitamente aos portadores da doença, a denúncia é da ex-presidente da Associação dos Pacientes de Lúpus, Socorro Maria Sousa.

A cada três meses, os portadores de Lúpus precisam renovar seus exames para ter acesso à medicação disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde, através de convênio com o Ministério da Saúde. Entretanto, os pacientes encontram muitas dificuldades e sofrem com o agravamento da doença.

Ela informou que os pacientes com Lúpus precisam fazer exames de três em três meses para ter acesso à medicação. Porém, os portadores da doença enfrentam muita a demora na marcação de consultas e exames com médicos e hospitais do SUS, além da falta da medicação na farmácia de medicamentos excepcionais quando em posse dos exames necessários.

Socorro Maria citou o seu caso como exemplo. Nos últimos oito meses, ela só recebeu três vezes a medicação, sendo que nos outros cinco meses ela ouviu a mesma justificativa na farmácia de distribuição do governo: o Governo Federal não enviou recursos para a compra. Segundo ela, já foi feito abaixo-assinado pelos portadores de Lúpus para receber pelos menos o protetor solar, indispensável para eles, mas nem isso foi cumprido pelo Governo Estadual.

Câmara Municipal

Na Câmara Municipal de Teresina tramita um projeto de lei do vereador Dr. Pessoa Leal para que a Prefeitura de Teresina institua o Programa de Apoio aos portadores de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) fornecendo, gratuitamente, o protetor solar Furp e o medicamento Rituximab.

Dr. Pessoa Leal disse que os pacientes são muito desrespeitados e espera que a Prefeitura de Teresina, através do projeto receba, sancione e cumpra o seu projeto de lei, para diminuir essa pendência do poder público com os portadores de Lúpus.

“Os portadores de Lúpus estão abandonados e alguns inclusive já morreram por conta da falta de medicação. Esse projeto serve para aliviar um pouco o sofrimento dessas pessoas aqui em Teresina. Acredito que em breve será aprovado na Câmara e esperamos que o prefeito se sensibilize com esta causa”, pontuou o vereador.

O parlamentar disse que vai trabalhar para que dia 10 de maio, data do Dia Mundial do Lúpus, o projeto esteja nas mãos do prefeito Elmano Ferrer para transformá-lo em lei.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais