Cidadeverde.com

Saúde rebate denúncia de falta de remédios a portadores de Lúpus

Imprimir

Após a denúncia de que os pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) estão sem receber medicamentos excepcionais, a Secretaria de Saúde, através da Assistência Farmacêutica do Piauí, rebateu a denúncia informando que os medicamentos Azatioprina e Ciclosporina estão sendo entregues.

A medicação Rituximab citada na matéria pelo vereador Dr. Pessoa (PDT) a Sesapi informou que esse remédio somente é fornecido por ação judicial. O vereador disse que vai propor um projeto de Lei sobre o Programa de Apoio aos portadores de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES), para que a Prefeitura forneça gratuitamente o protetor solar Furp e o medicamento.

Confira a nota:

Nota de esclarecimento Lupus
 
A diretora da Assistência Farmacêutica do Piauí, Natalia Ayres, informa que os pacientes portadores de Lupus assistidos pela Farmácia de Medicamento Excepcional recebem as seguintes medicações: Azatioprina e Ciclosporina.
 
Segundo ela, nenhuma das duas medicações citadas acima está em falta na farmácia.
 
“A medicação citada na denúncia (Rituximab) não faz parte do PCDT - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde. Existem pacientes que recebem essa medicação por Ação Judicial, via Ministério Público”, esclarece Natália.


Matéria relacionada:
Portadores de Lúpus sofrem sem remédios e protetor solar



Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais