Cidadeverde.com

Procon fiscaliza de novo agências advertidas em lei das Filas em Teresina

Imprimir


Foto: Aline Carvalho/CidadeVerde.com


O Procon voltou à agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Barão de Gurguéia, na zona sul de Teresina. O banco já havia sido notificado por descumprimento da lei das filas. Os fiscais constataram anteriormente irregularidades no atendimento das senhas que são destríbuídas e confirmaram que a lei não é respeitada no local.

"Ficamos com nossa senha esperando o antendimento, passamos mais de uma hora para sermos atendidos, a maioria dos clientes que foi entrevistado confirmou que as filas no banco continuam longas e muitos ficam a espera de atendimento por mais de uma hora, com o banco já tinha sido notificado, aplicamos a multa", afirmou o fiscal José Arimatéia Costa

A agência que for multada terá, mais uma  vez, a oportunidade de se regularizar, caso isso não ocorra o banco pode ter o alvará de funcionamento suspenso.

Em nota, a Caixa afirma que a agência da Barão de Gurgueia "não foi multada pelo Procon e não tinha sido advertida anteriormente pelo Procon".


Atualizada às 19h43 de 6/4
redaçã[email protected]


Uma equipe do Procon está realizando um trabalho de fiscalização em agencias bancárias para averiguar se está sendo cumprida a Lei 13.875/2009 da Lei da Fila dos Bancos. Na semana passada dez agências foram notificadas por descumprirem na Lei.

Fotos: Aline Carvalho/Cidadeverde.com


A Lei rege que em dias comuns, o cliente espere até 30 minutos na fila, em dias de pagamento e após feriados, o tempo estipulado é de 45 minutos. Neste momento, a equipe do Procon está na agência bancária da Caixa Econômica na avenida Barão de Gurgueia, já que esta foi uma das agências notificada na semana passada.

A equipe pegou uma senha para aguardar na fila e conferir se o tempo é cumprido ou não. Além disso, estão conversando com clientes sobre a espera na fila.


José de Arimateia - fiscal do Procon

De acordo com José Arimateia Costa, fiscal do Procon, alguns clientes revelaram estar mais de uma hora na fila. “Recebemos a senha, conversamos com clientes e disseram que esperam a mais de uma hora. Vamos esperar o tempo estipulado, se não formos atendidos, a agência será multada”.

O segurança Gelson Rodrigues afirmou que esta agência o atendimento é um “verdadeiro desrespeito ao cliente”. “Já passei mais de uma hora a espera de atendimento. Uma vez com o pé machucado tive que esperar em pé, porque não havia mais cadeiras disponíveis dentro da agência. Eu tenho pena mesmo é dos aposentados que enfrentam uma verdadeira saga para serem atendidos”, declarou.


Gelson Rodrigues

O gerente da agência não quis se pronunciar.  O Procon também irá visitar outras agências notificadas anteriormente. "A Lei está mais rigorosa, antes era só a apartir da quinta notificação que a agência era multada. Agora, na primeira reincidência a multa já e aplicada e na terceira o alvará de funcionamento é suspenso", declarou José Arimateia Costa.

A multa pelo descumprimento da Lei da Filas pode variar de 220 UFIs a 3 milhões de UFIs. 





Flash de Aline Carvalho (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais