Cidadeverde.com

Meninos de baixa renda são boleiros no torneio Cidade Verde Junior Cup

Imprimir

Matéria alterada

Cerca de trinta meninos, na faixa etária entre 16 e 18 anos, atendidos nas unidades de assistência social da Prefeitura de Teresina vão participar como boleiros do Campeonato Nacional de Tênis infanto juvenil, a etapa Teresina leva o nome de Cidade Verde Juniors Cup e deve reunir cerca de 400 tenistas de todo o País em nossa cidade.

O evento será realizado na Radical Tênis, na avenida Raul Lopes, de 23 de abril a 1º de maio deste ano, através de parceria entre a TV Cidade Verde, Federação de Tênis do Piauí e Confederação Brasileira de Tênis.



“Participar de um evento esportivo será de extrema importância para estes meninos”, disse a secretária Graça Amorim, da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), a respeito da parceria celebrada com a Federação de Tênis do Piauí (Fetepi). “Eles estarão em contato com um mundo que jamais tiveram contato. Para eles, a convivência com atletas de outros lugares vai ser um aprendizado, que é bom para a auto  estima deles. Pode ser também que daí desabroche talentos e quem sabe o surgimento de grandes tenistas para o Piauí!", completa Graça.

Os adolescentes serão selecionados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que funciona nos Núcleos de Atendimento Intergeracional (NAIs) ou do Projovem, conforme informou a secretária. "Nós já desenvolvemos várias atividades educativas, esportivas, artísticas, culturais, lúdicas no contraturno da escola para evitar que eles sejam atraídos para as drogas ou para o trabalho infantil. Este campeonato vai reforçar o trabalho já desenvolvido", observa Graça Amorim.

De acordo com Gerson Cardoso, auxiliar técnico da Fetepi, os meninos vão receber uma remuneração pela participação, treinamento e uniformes para usarem durante o campeonato. "O boleiro é o responsável por controlar as bolas que saem do campo e impedi que os competidores fiquem sem elas durante muito tempo. É uma função importante porque mantém a agilidade das partidas".

Atletas de 11 até 18 anos vão poder competir no circuito. Roberto Burigo informou que será aberta uma categoria especial para crianças de 10 anos. Os atletas contarão com toda uma estrutura para os jogos. Serão 11 quadras disponibilizadas, academia para os treinos, restaurantes e local para receber o público.

O torneio, que será disputado em duas chaves, uma G1 e a outra GA, terá 16 categorias entre 12 e 18 anos, além de receber o programa Tennis 10s, da ITF (Federação Internacional de Tênis, na sigla em inglês).

O Circuito Nacional Correios de Tênis Infanto-juvenil é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Tênis, e terá seis torneios de graduação máxima para o ranking nacional infanto-juvenil, passando por Teresina (PI), Uberlândia (MG), Manaus (AM), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), este último ainda a definir. No final do ano, os melhores juvenis do país ainda se reunirão para o Masters Mapfre Juvenil de Tênis, em Mogi das Cruzes (SP).

O formato do torneio também foi desenvolvido para se adequar às necessidades escolares dos jovens tenistas. A chave G1, de segunda maior graduação do circuito juvenil, deve começar no sábado, dia 23, e vai até o dia 27. No dia 28 começa a chave de Grupo A, que definirá seus campeões no dia 1º de maio.

CORREÇÃO 

Ao publicar a matéria, o Cidadeverde.com errou a faixa etária dos adolescentes que foram selecionados para participar do Cidade Verde Juniors Cup. 


Quando se leu 11 anos, houve erro e os adolescentes são de 16 anos. Esclarecemos ainda que a participação dos adolescentes no torneio é acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e tem o objetivo de inclusão social, já que os meninos terão oportunidade  de ter um contato direto com as estrelas do tênis brasileiro. Os adolescentes são alunos do Projovem, cujo conteúdo do programa contempla a participação dos jovens no esporte e lazer. 


Atenciosamente


Yala Sena

Editora-chefe do portal Cidadeverde.com






Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais