Cidadeverde.com

Governador visita barragem e abre válvula para perenizar rios

Imprimir

O governador Wilson Martins abriu na tarde desta sexta-feira (8) a válvula da barragem Poço de Marruá, no município de Patos, a 399 quilômetros de Teresina. A válvula permite a passagem de dois metros cúbicos de água por segundo por um compartimento da barragem,  o que vai garantir a perenização dos rios Itaim e Gurguéia, este último até a cidade de Amarante, onde desagua no Parnaíba.



A barragem Poço de Marruá, que começou a sangrar esta semana, possui hoje 293,4 milhões de metros cúbicos de água, num lago de 18 quilômetros de extensão, com profundidade que chega a 48 metros. Desde o início do processo, estão passando pelos 200 metros do sangradouro principal 15 metros cúbicos de água por segundo, o que corresponde a 15 mil litros.  

"Isso aqui é a realização de um sonho, graças ao trabalho de muitos e ao Programa de Aceleração do Crescimento, que viabilzou os recursos”, disse o Wilson Martins,  garantindo que o governo vai incentivar a irrigação para desenvolvimento de fruticultura e da piscicultura e apoiar atividadeds apícolas para que possa gerar 15 mil empregos diretos e outros 50 mil indiretos na região. Ele anunciou também a construção da barragem Maria Preta, ainda no município de Patos, a cinco quilômetros de Marruá.



O governador chegou a Patos acompanhado do senador Wellington Dias, do deputado federal Marcelo Castro e de diversos deputados estaduais. Antes de abrir a válvula para perenização do rio Itaim, ele passeou de barco pelo lago da barragem. Durante toda sua permanência no local, Wilson Martins foi seguido por centenas de pessoas moradoras da região e garantiu que o governo vai investiur na irrigação de cinco mil hectares às margens do lago, oferecendo condições para a melhoria da qualidade de vida da população.

Destacou que a barragem já garante o abastecimento d’água de cerca de 30 mil pessoas em cinco cidades – Patos, Jacobina, Curral Novo e Caridade – numa região onde a falta do produto sempre foi o maior problema.



No total, o governo federal, através do PAC, e o governo estadual, com recursos próprios investiram R$ 161,9 milhões na construção da barragem Poço de Marruá, incluindo o investimento na construção da adutor4a que abastece as cinco cidades e rede de energia elétrica.



Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais