Cidadeverde.com

IBGE diz que terras do Piauí são do Ceará; famílias recorrem à Alepi

O Censo Demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demarcou alguns povoados do município de Cocal da Estação, no Piauí, como pertencentes ao município de Granja, do estado do Ceará. Os moradores da região não se conformam com a situação e sofrem com o descaso do poder público.



Pelo resenceamento, os povoados de Campestre, Sumaré, Tucuns, Jaboti, Palmeira do Ricardo e Tucurum, que antes eram vinculados ao município de Cocal (PI), agora fazem parte do município de Granja (CE).  Para tentar solucionar o conflito, os moradores recorreram ao deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), que foi ouvir a comunidade e conhecer de perto a realidade da população.


Segundo relato dos moradores, a cidade de Granja fica a 100 quilômetros dos povoados, a estrada que dá acesso à cidade é bastante precária e por conta da indefinição as pessoas estão sendo sacrificadas por não serem assistidas por nenhum dos dois estados.


“Construímos nossas vidas aqui, somos piauienses e agora estamos sofrendo por conta desse litígio entre Piauí e Ceará. Nossos filhos estão sendo prejudicados porque na escola dizem que os alunos devem ir para Granja. Se precisamos de um remédio no posto de saúde dizem que temos que solicitar em Granja. As pessoas estão sem saber o que fazer e nós apelamos ao legislativo para tentar resolver o nosso problema, já que a Prefeitura de Cocal nada fez para nos ajudar”, explica Edílson do povoado Campestre.


O deputado Luciano Nunes defende que as áreas que já se definiram ao longo de décadas devem ser respeitadas. “Mais de mil pessoas que residem nesses povoados da região de Cocal estão sofrendo com essa situação e o poder legislativo não pode ficar omisso.Vamos levar o problema para a Comissão de Litígio da Assembleia, tentar marcar uma audiência com a Assembleia do Ceará, com os governadores do Piauí e do Ceará e tentar buscar um entendimento. Não faz sentido histórico, econômico e cultural esses povoados ficarem ligados à Granja e as comunidades que já são atendidas pelo Ceará devem continuar com o Ceará e as que já se definiram pelo Piauí devem ficar com o Piauí", defende.


O parlamentar tucano acrescenta que é necessário que haja uma discussão mais aprofundada do problema. “Sabemos que esse litígio entre Piauí e Ceará é um impasse histórico, mas há que se chegar a um consenso para que as pessoas não sejam sacrificadas, além do que, temos que respeitar a história de vida desse povo”, destaca. 


O deputado tucano Marden Menezes também participou da visita às comunidades e se mostrou disposto a lutar pela causa dos moradores junto com Luciano Nunes na Assembleia Legislativa do Piauí.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais