Cidadeverde.com

Operação da PF prende 6 e acha arsenal de dinamite para assalto

Imprimir

A Polícia Federal do Piauí desarticulou uma quadrilha especializada em assaltos e arrombamentos de agências bancárias. Foram presas seis pessoas nas zonas Sudeste e Norte de Teresina, que utilizavam dinamites para explodir caixas eletrônicos.  As informações foram prestadas pelo delegado Janderlier Gomes da PF, nesta terça-feira(12).

Fotos: Aline Carvalho/Cidadeverde.com

Delegado Janderlier Gomes

A última ação do bando aconteceu em Caxias-Ma, que durante a ação, a Polícia Federal ainda fez perseguição, mas eles jogaram grampos de ferro na pista, furando os pneus das viaturas dos policiais e conseguiram fugir. Depois disso iniciaram as investigações.



Em Teresina, a quadrilha interestadual estava a seis dias planejando assaltos e alugaram uma residência no Deus Quer, na região da Usina Santana, zona Sudeste. Mas os explosivos foram colocados numa casa alugada no conjunto Nova Teresina, zona Norte da cidade.

Com a batida dos policiais federais, na manhã de hoje no local que eles estavam escondidos, foram apreendidos: R$ 70 mil, uma escopeta 12, duas pistolas 380, munições, luvas e máscaras, modem de internet e dois carros tipo Vectra, além de 12 bananas de dinamites.





Os presos, de iniciais Iniciais J.E.S.N, G.B.G, S.A.B, I.F.X, J.R.S.F e R.M.S, estão sendo ouvidos na sede da Superintendência da Polícia Federal. Eles são naturais do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Alagoas e agiam em várias cidades do Nordeste. 

Dois dos presos já têm passagens por assalto a mão armada. A investigação da Polícia Federal quer descobrir qual a origem dos explosivos, já que a liberação é restrita ao Exército Nacional.

Casa com explosivos

Três peritos criminais estiveram na manhã desta terça-feira(12), no conjunto Nova Teresina, na quadra 67, casa 03, onde encontraram 12 munições emulsão explosiva, bisnadas conhecidas como bananas de dinamites, cordéis detonadores, espoletas eletrônicas, usadas para montar as bombas.



Os morados do bairro ficaram assustados com a presença da polícia e quando souberam quando havia explosivos no local. De acordo com o perito criminal Gezávio Bezerra, os moradores corriam risco de vida, pois qualquer incidente poderia explodir várias casas.



A vizinha da casa, Maria Mercedes Ferreira, disse que a movimentação na casa era grande durante o dia, mas ninguém dormia no local. “Tinha muito mato, eu estranhei deles não limparem, depois que vi os policiais fiquei mais assustada quando disseram que podia explodir minha casa”, destacou a auxiliar de serviços gerais.

MJ – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO PIAUÍ COMUNICAÇÃO SOCIAL

NOTA  À IMPRENSA


A Polícia Federal no Piauí  comunica que nas primeiras horas da manhã de hoje, policiais federais lotados nesta Superintendência Regional, com o apoio de policiais federais lotados na Delegacia da Polícia Federal em Caxias/MA, desarticularam uma organização criminosa especializada em arrombamento de caixas eletrônicos (cash) de instituições financeiras,  ocasião em que prenderam em flagrante, 06(seis) indivíduos de iniciais, J. E. F.N,  G. B. G,  F. A. B.,  I. F. X,  J. R. S. F e R. M. S., os quais vinham atuando em vários estados brasileiros, especialmente na região Nordeste.

Por ocasião das prisões, realizadas nas zonas norte e sudeste desta Capital, foi encontrado em poder do grupo criminoso 02(dois) veículos vectras; 02(duas) pistolas calibres 380; 01(uma) espingarda escopeta, calibre 12; 12(doze) artefatos de explosivos, grande quantidade de cordel detonante e várias espoletas, bem como a quantia de mais de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) em espécie, além de outros apetrechos utilizados pelo grupo.

Os presos serão encaminhados à Casa de Custódia desta Capital onde ficarão à disposição da Justiça.
 
Teresina/PI, 12 de abril de 2011

COMUNICAÇÃO SOCIAL/SR/DPF/PI





Flash de Aline Carvalho
Redação Caroline Oliveira
[email protected]


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais