Cidadeverde.com

Themístocles defende uso da soja para fabricar biodiesel no Piauí

Imprimir

Em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (14), o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, o deputado Themístocles Filho (PMDB) declarou que é a favor da retomada da indústria de biodiesel no Piauí. O parlamentar também diz que é preciso que o Estado se una ao Ceará e o tome como exemplo em diversas iniciativas naquele Estado, como a utilização de energia solar para a melhoria do abastecimento elétrico.




“O Piauí tem que se espelhar no Ceará. Em maio vou até lá para ver e analisar a indústria de biodiesel que o Ceará possui. No Piauí tem uma indústria de biodiesel em Floriano e trabalhava com mamona. Não entendo porque foi fechada. Queremos que a indústria comece a trabalhar com soja, que é o grão mais utilizado no Brasil”, diz Themístocles Filho, referindo-se à Brasil Ecodiesel, empresa que desativara suas atividades em 2009 tanto no Piauí, quanto no Ceará.


O presidente da Alepi disse ainda que no próximo mês irá se reunir com o governador cearense Cid Gomes para tratar destes e outros assuntos, como energia solar. “O Piauí precisa começar a trabalhar e desenvolver a energia solar. No Ceará uma empresa investiu R$ 500 milhões em energia solar e o Piauí tem um grande potencial”, destacou.


Vias
Themístocles Filho voltou a falar da importância da construção do trecho da BR 222 cortando várias cidades do norte do Estado, como Piripiri e Esperantina. Este tópico foi tratado em sua reunião mais recente com o presidente do Senado, o senador José Sarney.


“A BR liga quatro Estados (Piauí, Ceará, Maranhão, Pará). Atualmente, 136 Km estão feitos em piçarra no Piauí e 10km no estado do Maranhão”, declara. O presidente da Alepi afirmou que o projeto da rodovia está concluído e que a segunda é tapa é conseguir o apoio político para que sejam conseguidos recursos para estruturar a via, que seriam de aproximadamente 150 milhões de reais.


"Passar o asfalto nesta via é trazer benefícios imensuráveis para todos os quatro estados. Todo mundo quer isso. O governado (Wilson Martins) quer a esta BR, os senadores , os deputados e,  claro, os piauienses também”, finalizou.



Flash de Aline Carvalho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais