Cidadeverde.com

Parnaíba: Saúde investiga morte de dois irmãos com suspeita de H1N1

Imprimir

A Secretaria Estadual de Saúde está investigando a morte de duas crianças em Parnaíba (a 340 km de Teresina) e a internação de uma terceira garota. 

Os irmãos João Pedro, 4 anos e Ana Júlia, 7 anos morreram respectivamente, dia 07 e 13 de abril, após serem acometidos por uma doença ainda sem diagnosticada.


Amariles Borba, da FMS: caso é tratado como gripe, mas exame é esperado


O alerta foi intensificado, pois uma menina de 4 anos, também de Parnaíba, foi internada com os mesmos sintomas dos irmãos. Eles tinham febre, tosse e diagnóstico de pneumonia. Há suspeita de que os irmãos morreram por gripe H1N1.

João Pedro morreu em um hospital particular de Parnaíba, um dia após ser internado. O laudo cadavérico registrou pneumonia bacteriana. A irmã Ana Júlia foi internada um dia após a morte de João Pedro com os mesmos sintomas do irmão. Ela ficou internada três dias, recebeu alta e piorou. Ana Júlia retornou a unidade de saúde na quarta-feira(13) para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu durante a noite.

Segundo a Coordenação de Epidemiologia do Estado, que acompanha os casos, Ana Júlia deu entrada em um hospital particular de Teresina, no início da semana como pneumonia severa.

A Secretaria de Saúde coletou material e enviou para laboratório fora do Estado.

Suspeita H1N1
Segundo apurou o Cidadeverde.com, a garota de 4 anos está sendo tratada com Tamiflu, medicamento utilizado para combater a gripe H1N1 e em paralelo um tratamento para pneumonia.

A coordenadora de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, Amarilles Borba, disse que o caso está sendo tratado como uma gripe e todas as providências foram tomadas. “Foi feita a notificação do caso e só com o resultado dos exames é que poderá se manifestar”, declarou Amarilles.

Parnaíba
Os irmãos que morreram estudavam em uma escola particular de Parnaíba. De acordo com a direção da escola, a Vigilância Sanitária esteve no local fazendo uma vistoria e concluiu que não é necessário fazer uma dedetização na unidade escolar.

A diretora da escola, professora Xideisa Araújo, pediu que à Vigilância e o médico infectologista Carlos Vinicius ministrem uma palestra sobre doenças virais e bacterianas para toda a comunidade escolar. A palestra acontece neste sábado(18), às 17 horas, no pátio da escola, para professores, pais, alunos e funcionários do local.


Caroline Oliveira
com informações da repórter Carol Porto (de Parnaíba)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais