Cidadeverde.com

Agentes decidem suspender greve nos presídios do Piauí até dia 29

A greve dos agentes penitenciários do Piauí está suspensa. Em assembleia, o Sinpoljuspi decidiu que a partir das 00h desta quinta-feira (21), os trabalhos serão retomados. A informação foi repassada ao Cidadeverde.com pelo presidente da entidade, Vilobaldo Carvalho.

Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com


“A partir de amanhã, até a próxima quinta-feira (28), os trabalhos serão normalizados em 100%. Os presos poderão ser encaminhados para os presídios, serão retomadas as audiências e as visitas íntimas também”, garantiu o presidente do Sinpoljuspi.

Entretanto, a suspensão está condicionada ao cumprimento de acordos com firmados com o governador Wilson Martins. “Ele prometeu receber uma comissão do sindicato na sexta-feira (29) e apresentar propostas para a categoria. Se isso não acontecer, retomaremos a greve imediatamente”, prometeu Vilobaldo Carvalho.

Fotos: Carol Porto/TV Cidade Verde


A categoria reivindica reajuste salarial de 24%, aumento no auxílio alimentação, contratação imediata de aprovados em concurso. Os agentes penitenciários estavam em greve desde o último dia 15 de abril.

Situação
Antes da suspensão da greve, em entrevista no Jornal do Piauí de hoje, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PI, Gustavo Vasconcelos, advertiu para o risco de rebeliões com o bloqueio das entradas de familiares e até advogados dos presos. "Nas 14 unidades prisionais do Piauí há grande risco de rebelião. E nós temos informações de que na casa de custódia não passa de amanhã", declarou.

Fotos: Carol Porto/TV Cidade Verde


Na Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, em Parnaíba, presos se rebelaram por volta de 8h30min por falta de visitas. O capitão Gerson reis, diretor do presídio, chamou a polícia militar que fez o reforço com 40 policiais. Desde quinta-feira passada que os presos não recebem alimentos dos familiares e as visitas, que são no domingo e na quarta-feira, estão suspensas devido a greve dos agentes penitenciários, que deixou a unidade com 30% do efetivo. O vice-presidente da comissão de direitos humanos da OAB, Lúcio Tadeu, viajou para acompanhar a situação no litoral.

Lívio Galeno, Fábio Lima e Carol Porto
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais