Cidadeverde.com

Arcebispo pede paz no trânsito em procissão que reuniu mais de 30 mil fiéis

Imprimir

Mais de 30 mil fiéis acompanharam a procissão do Senhor Morto na tarde desta sexta-feira santa no Centro de Teresina. A fala principal do arcebispo Dom Sérgio da Rocha é contra as imprudências nas rodovias pelo Piauí e pediu paz no trânsito. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

"Nós valorizamos a vida como um dom de Deus. O trânsito é uma das expressões de responsabilidade e o acidente é a falta de cuidado e de responsabilidade. Católicos que seguem Jesus Cristo em sua paixão e morte vai encontrar nele, motivação e força para poder servir e amar o próximo", disse.


O clérigo ainda advertiu para que seja promovida a solidariedade nessa época. "Várias pessoas carregam suas próprias cruzes. A comunidade deve ajudar para que o sofrimento dessas pessoas seja menor", recomendou Dom Sérgio.


A fala do arcebispo se justifica devido a quantidade de mortes registradas nas rodovias do Estado. No dia 19, uma tragédia matou 7 pessoas que se deslocavam para Campo Maior. No dia 21, três integrantes da mesma família morreram em acidente na BR - 316, em Timon.  



Teresa Santos, de 68 anos, do bairro Vermelha, diz que acompanhar desde criança a procissão do Senhor Morto. "Essa é uma forma de homenagear e lembrar o filho do senhor", explicou.


Eliana Furtado é de São Paulo e participa do ato religioso com os dois netos gêmeos, Cauan e Cauê. As crianças são conduzidas em um carrinho. "Trago eles para se familiarizar com os rituais da igreja católica", disse.



Atualizada às 17h30


Como manda a tradição católica, toda sexta-feira da paixão é realizada a procissão do Senhor Morto. Em Teresina não é diferente. Cerca de dois mil fiéis estão concentrados na catedral Nossa Senhora das Dores aguardando a saída do cortejo que percorrerá o centro da capital do Piauí.




A celebração foi comandada pelo arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha. Uma multidão ocupa o templo, que está lotado e obriga a fiéis assistirem a missa em pé e até espalhados pela praça Saraiva. Também são vistos pagadores de promessa ajoelhados em sinal de gratidão por bênçãos alcançadas.



A mensagem principal é de reflexão e de paz durante o período da semana santa. Moradores de vários bairros da capital. O ato religioso foi acompanhado por vários bispos de Teresina. Nem o prefeito da capital, Elmano Férrer, tão pouco o governador do Piauí, Wilson Martins, marcaram presença.



Flash de Yala Sena
Redação de Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais