Cidadeverde.com

PF investigará policiais civis que recebiam "mesada" do tráfico

Imprimir

O secretário estadual de Segurança, Robert Rios Magalhães, acionou a Polícia Federal do Piauí para que instaure inquérito após de denúncias contra agentes da Polícia Civil. Uma testemunha garante que vários policiais recebiam “mesadas” de traficantes.



“Ouvimos uma mulher que administrou por três anos uma boca de fumo. Ela disse que está marcada para morrer porque sabe demais. Ela que contou à Corregedoria que policiais civis cobravam dinheiro de administradores de bocas de fumo. Ela deu nomes e reconheceu agentes através de fotografias”, informa Robert Rios.

A segurança pública do Estado vive um período drástico. Greves, denúncias contra agentes e suspeitas de tentativa de golpe contra delegados marcam o contexto atual da pasta. Dentre as polêmicas, soma-se ainda, a possibilidade de extinção da Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico).


Delegado Geral da Polícia Civil, James Guerra.


“Acredito que tudo começou quando o governador Wilson Martins declarou guerra ao tráfico de drogas. Vamos investigar cada irregularidade e punir os culpados. Vivemos um momento dramático e faremos de tudo para salvar a Polícia Civil. Inclusive, podemos acabar com a Cico. Não podemos permitir que a Comissão seja o novo Comando Corisco”, disse o secretário. 

Robert Rios não sabe precisar, ainda, o total de agentes acusados. Entretanto, segundo o gestor, a Polícia Federal deve entrar em breve nos casos. “São muitos policiais envolvidos. Inclusive, de acordo com o depoimento dessa testemunha, temos mais indícios de que a foto do delegado James Guerra com o traficante Alan Kardek da Silva é montagem”, explicou.


Foto polêmica em que aparecem James
 Guerra e o traficante Alan Kardec da Silva.


James Guerra
O delegado geral de Polícia Civil, James Guerra, preferiu não se pronunciar sobre as denúncias de foto ao lado do traficante Alan Kardec da Silva e de que seria usuário de drogas. “Minha posição é a do secretário Robert Rios e do governador. Não vou comentar o caso”, disse.

Policiais Civis
De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Cristiano Ribeiro, a classe vai fazer uma manifestação nesta quarta-feira (27) em frente a sede da Secretaria Estadual de Segurança. É o movimento “Fora Robert Rios”.


Presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro.


Comando Corisco
O Comando Corisco foi um grupo tático que esteve em atuação na década de 90. O grupo foi criado para realizar investigações detalhadas, entretanto, viu agentes envolvidos em crimes como assassinatos, abuso de poder, dentre outros. A corporação foi extinta. 

Com informações de Wellington Raulino (TV Cidade Verde)
Redação de Lívio Galeno

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais