Cidadeverde.com

Bonfim desabafa "Só está sendo ouvida a versão dos bandidos"

Imprimir
O ex-presidente da Comissão Investigadora do Crime Organizado, Bonfim Filho, falou sobre os reais motivos de sua exoneração do cargo e desabafou: “Só está sendo ouvida a versão dos bandidos. Depois das apurações, vou querer olhar para a cara dessas pessoas que querem jogar o nome da CICO na lama e ver se elas têm a hombridade de pedir desculpas na TV”. As informações foram dadas nesta quinta-feira (28) após a reunião com o novo presidente Armandinho Pinto.
 

Bonfim Filho disse que nos sete anos em que esteve à frente da Comissão, nunca viu uma situação como esta e nega que esteja havendo uma conspiração dentro da CICO contra o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra. “É bem verdade que o bandido entregou essa fotografia aqui, mas não houve qualquer intenção de prejudicar ninguém, como colocou o delegado geral, nós rebatemos a denúncia de conspiração. E eu só estou falando agora porque saí do cargo, mas a recomendação era a de que nós não poderíamos dar nossa versão”.
 
O ex-gestor alfinetou as atuais autoridades policiais do Piauí e pediu respeito à Polícia Civil. “Foi colocado que a Polícia Civil pode ser extinta. Eu garanto à população que ela não será. Não se extingue algo que está na Constituição Estadual. Agora, para essas pessoas que estão querendo derrubar a Polícia Civil eu digo que o poder é efêmero. Pode ter certeza que as pessoas que estão hoje nos cargos e acham que vão se perpetuar nele estão enganadas”.
 
Amizade com Robert Rios
Bonfim falou ainda que entre ele e o secretário de Segurança Pública, Robert Rios, há uma amizade e que Rios o elogia frequentemente na mídia. “O secretário disse em inúmeras entrevistas, inclusive na Cidade Verde, que era meu amigo pessoal e me fez elogios. Não dei motivos para que ele volte atrás e diga que eu não tenho uma conduta ilibada”.
 
Em resposta às comparações entre a CICO e o Comando Corisco feitas pelo secretário, Bonfim disse que são instituições distintas. “São coisas diferentes, na época o Comando Corisco perdeu o controle e alguns membros assassinaram pessoas inocentes, a Comissão nunca assassinou ninguém. Nas ações de prisão, recorremos à RONE (Rondas Extensivas de Natureza Especial) e ao GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais)”.
 
Bonfim Filho disse ainda que não sabe se a CICO será extinta. “A Comissão foi criada mediante uma portaria do gabinete do secretário de Segurança. Não foi a partir de uma lei. Então pode ser extinta. Mas até agora, nenhum secretário quis fazer isso, dissolver a Comissão, ainda mais por conta de um marginal. É um motivo pequeno”.
 
Exoneração
O ex-presidente confirmou que a sua saída da CICO não foi por livre vontade. “Eu havia pedido uma licença para esperar os resultados das apurações. Depois voltei atrás, porque quando o barco está afundando, o comandante é o último a abandoná-lo. Os primeiros que desistem são os ratos. Mas, meu pleito não foi atendido e ontem à tarde tomei conhecimento de que estava efetivamente exonerado e que deveria esperar apenas o delegado para assumir. Mas estou acostumado com isso”, finalizou.

Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais