Cidadeverde.com

Ceir comemora 3 anos nesta quinta com mais de 172 mil atendimentos

Imprimir

O sorriso sempre estampado no rosto da pequena Letícia Maria, de apenas 5 anos, conquista colaboradores e pacientes  do Ceir (Centro Integrado de Reabilitação). A reação imediata de quem encontra com Letícia andando pelos corredores do Ceir é de também sorrir. A felicidade da criança é contagiante. Letícia teve paralisia cerebral, porém, com o intenso tratamento no Ceir, em mais de dois anos, ela já adquiriu inúmeros progressos. “Ela já consegue equilíbrio no troco, já desenvolveu a fala e até já escreve”, comemora o pai Reis Brito.
 

Assim como Letícia, outras milhares de pessoas com deficiência física e/ou motora tem conquistando progressos significativos desde a inauguração do Ceir, no dia 5 de maio de 2008. Nesta quinta-feira (05), o Centro comemora três anos e já contabiliza cerca de 172 mil atendimentos.
 

Para comemorar a data serão realizadas algumas atividades que mostrarão o resultado do tratamento realizado em diversas terapias como exposição de quadros produzidos pelos pacientes de arteterapia. Com o tema ‘Arte e Acessibilidade’, serão disponibilizadas algumas das obras produzidas durante o período de reabilitação de cada paciente. O material estará espalhado pela instituição de maneira nada convencional, expostas em cadeiras de rodas, andadores e nas portas de cada terapia. Além de mostrar as obras, a exposição também busca chamar a atenção para um tema de suma importância na sociedade piauiense: a acessibilidade.

 
Além disso, os pacientes de musicoterapia também farão apresentações no horário do intervalo, às 10h20. As apresentações vão se repetir todas às quintas-feiras do mês de maio.


 



Oficina ortopédica


Na Oficina Ortopédica, os números também são gratificantes. Ela foi implantada um ano depois da inauguração do Centro e já foram produzidas cerca de 13 mil órteses, próteses ou outros meios auxiliares de locação. Tudo é feito sob medida para cada paciente.
 

A Oficina Ortopédica tem capacidade para produzir até 400 peças por mês, mas os produtos possuem tempo de produção diferenciado, dependendo do tipo e da complexidade exigida como característica necessária para cada paciente. “Desde 1010, a Oficina Ortopédica implementou uma novidade com a produção de próteses para membros superiores”, explicou Paulo André Ramos, coordenador da Oficina Ortopédica.
 

Mais de 145 mil piauienses que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) possuem deficiência física e/ou motora, podem ser beneficiados diretamente pela Oficina Ortopédica do Ceir, além de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, AVC (Acidente Vascular Cerebral – conhecido derrame cerebral), crianças que nascem com paralisia cerebral, pessoas que sofrem amputações ocasionadas por acidente ou algum tipo de doença, como o diabetes.

 
Novos projetos


Nos próximos meses, o Ceir deve inaugurar duas outras importantes ferramenta para melhorar ainda mais os seus serviços: uma é o Centro de Diagnóstico. Com equipamentos de última geração, o Centro recebeu invstimentos de cerca em R$ 5,7 milhões e será credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar uma série de exames.


O Centro de Diagnóstico permitirá aos pacientes do Ceir fazerem os exames exigidos pelos médicos e terapeutas na própria instituição. Além do ganho aos que fazem tratamento no Centro Integrado de Reabilitação, a unidade de diagnóstico será aberta a toda população piauiense.


Outra aquisição que acontecerá em breve será o Ceir Móvel. O novo serviço do Ceir tem o objetivo de descentralizar o atendimento oferecido pela instituição. A medida deverá ampliar o campo de atuação da entidade.


Entre outras coisas, o Ceir Móvel realizará a entrega de órteses, próteses e cadeiras de roda, além de medição para a confecção de novos aparelhos auxiliares de reabilitação. A intenção é estender para o maior número de pessoas possível um atendimento que permita melhoria de vida e inclusão social.

Saiba como solicitar gratuitamente órtese, prótese, cadeira de rodas e tratamento de reabilitação
 
- Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e fale com um médico do Programa Saúde da Família (ou outro médico credenciado pelo SUS). Havendo indicação para tratamento de reabilitação, o médico irá preencher a Ficha de Inscrição disponível nos hospitais, na sede do Ceir ou nos sites www.ceir.org.br e www.seid.pi.gov.br. Caso a indicação seja para Produto Ortopédico (órtese, prótese, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção), o médico fará a prescrição no receituário do SUS.
 
- Junte à Ficha de Inscrição ou receituário do SUS dado pelo médico cópia dos seguintes documentos: CPF e RG; Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde); Comprovante de Residência com CEP (conta de água, luz, telefone etc.); Informe pelo menos um número de telefone para contato;
 
- Entregue toda a documentação na Secretaria de Saúde do seu município, ou, para Teresina, na Central do SUS-Teresina, no seguinte endereço: Rua Governador Artur de Vasconcelos, 730 - bairro Piçarra, telefone (86) 3222 0649, Fax (86) 3221 9053. Depois é só aguardar o contato do Ceir, que vai agendar a primeira consulta.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais