Cidadeverde.com

Secretaria de Parnaíba diz que crianças não morreram por H1N1

Imprimir
A Secretaria de Saúde de Parnaíba divulgou uma nota técnica sobre o resultado dos exames feitos nos irmãos João Pedro, 4 anos e Ana Júlia, 7 anos, que morreram com suspeita de gripe H1N1. Os exames foram feitos no Laboratório Adolfo Lutz de São Paulo e deram negativo para a doença. 

As morreram respectivamente, dia 07 e 13 de abril, após serem acometidos por uma doença respiratória, que teve como diagnóstico pneumonia severa. 

João Pedro foi o primeiro a morrer em um hospital particular de Parnaíba, um dia após ser internado. O laudo cadavérico registrou pneumonia bacteriana. A irmã Ana Júlia foi internada um dia após a morte de João Pedro com os mesmos sintomas do irmão. Ela ficou internada três dias, recebeu alta e piorou. Ana Júlia retornou a unidade de saúde para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu na mesma noite.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o exame confirmou o diagnóstico de que a morte foi provocada por pneumonia bacteriana severa. 

Matéria relacionada:

Nota de esclarecimento:
 
A Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Secretaria de Saúde / Departamento de Vigilância Epidemiológica cumpre o dever de informar a população, que os óbitos ocorridos recentemente em crianças deste município, bem como todos os contatos com algum grau de adoecimento e sinais e sintomas semelhantes aos casos índices, foram criteriosamente investigados conforme recomendação vigente e emanadas pela ANVISA, no que tange a agravos inusitados, a saber:

1. Discussão com médicos que atenderam as crianças;
2. Analise de prontuário;
3. Acompanhamento das crianças que foram internadas inclusive uma criança que também foi internada em Teresina;
4. Coleta oportuna de exames realizados: hemocultura/hemograma/RX de tórax/pesquisa para influenza H1N1 e outros;
5. Busca ativa dos contatos;
6. Notificação dos eventos à SESAPI;
7. Coleta de material para exames.
 
Informamos também, que os exames coletados em pacientes e contatos, foram encaminhados para São Paulo, ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional. Os mesmos retornaram com resultados negativos para H1N1. Baseado nos critérios para definição de surto, podemos afirmar que os óbitos não ocorreram pela patologia suposta anteriormente, ou seja, H1N1.

Nesta mesma ocasião, o município de Parnaíba reitera votos de pesar às famílias das crianças falecidas, pois entendemos que estes esclarecimentos, cujo objetivo é o de tranqüilizar o restante da população, são incapazes de diminuir a dor da perda.

 
MARIA DAS DORES ROCHA RODRIGUES
Médica infectologista
KARLIANE DE A. LIMA UCHÔA
Enfermeira Sanitarista



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais