Cidadeverde.com

MP quer “pontos de transbordo” para acabar com lixões clandestinos

O promotor Antonio Dumont Vieira recebeu na manhã desta terça-feira (10) representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e lideranças comunitárias de vários bairros para tratar sobre do lixo espalhado pelas ruas da periferia da capital. Será enviado um ofício à prefeitura para que sejam criados “pontos de transbordo”, que nada mais são que locais autorizados para o depósito de lixo, em vários pontos de Teresina para que a própria população junte os resíduos nestes lugares.



Segundo Dumont, a população não tem como sair da Santa Maria da Codipi com seu lixo para jogar no aterro sanitário na Zona Sul. “Não há onde colocar o lixo. Até entendo que eles joguem em qualquer lugar, mas isso não é bom para a qualidade de vida dele e dos seus vizinhos. Vou sugerir que a prefeitura crie em cada bairro um local para que este lixo seja acumulado até que a empresa responsável faça a coleta”, afirmou.



O vereador Rodrigo Martins (PSB) colocará em discussão em pauta na Câmara Municipal a alteração na lei que aumentará a multa para quem descumprir o código de postura do município. “As multas devem ter o valor do IPTU para os proprietários de terrenos que não calçarem ou murarem seus terrenos. Também aumentaremos a multa para pessoas que sejam flagradas jogando lixo em terrenos”, declarou o parlamentar.



O presidente da Comissão, R. Silva (PP), solicitou que o promotor reúna as SDUs, a prefeitura e a empresa Sustentare responsável pela coleta do lixo, para que ela obedeça as cláusulas contratuais, já que, segundo ele, elas não passam nas ruas de bairro, apenas nas avenidas.




Flash de Caroline Oliveira
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais