Cidadeverde.com

FMS apreende 319 quilos de carne de salmão imprópria para consumo

Imprimir

Retalhistas de carne de origem animal para comercialização devem ficar atentos à qualidade do produto que oferecem à população para não sofrerem sanções que serão aplicadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, caso sejam encontradas irregularidades. O alerta é da Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa), da FMS, que intensifica a fiscalização e vem encontrando grande volume de alimentos com indícios de putrefação, principalmente carne bovina.


Imagem meramente ilustrativa.


A advertência também se estende aos proprietários de estabelecimentos especializados na venda de pescado, onde os fiscais da Gevisa têm encontrado peixes sem as mínimas condições de consumo, mas expostos para venda. Relatório da Gevisa informa que somente no mês de abril foram apreendidos 44,5 quilos de carne bovina em açougues e vários quilos de peixe, todos em estado de putrefação.

"A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Código Sanitário do Município de Teresina têm leis específicas que são rigorosamente aplicadas em todos os casos de irregularidades. E a Fundação Municipal de Saúde também determina uma vigilância rotineira em toda a praça de alimentação da cidade para não permitir que o consumidor seja prejudicado na sua saúde e na qualidade dos alimentos que consome", revela o gerente da Gevisa, médico veterinário Feliciano Paiva.

Segundo o gerente, linguiça caseira, ovos, carne processada e salmão estão também na mira da Gevisa. "Somente de salmão foram apreendidos 319 quilos do produto em vários pontos de venda, nesse caso, com data de validade vencida. O consumidor deve ficar atento a esse item do produto que vai adquirir, pois um alimento que ultrapassa o tempo próprio de consumo pode levar grave risco de saúde", ensina o médico veterinário. "A refrigeração inadequada para a conservação desses alimentos é também um risco, por isso estamos apreendendo produtos que se encontrem nessa situação", complementa.


Imagem meramente ilustrativa.


Pão de queijo e bebidas lácteas, com refrigeração inadequada, além de biscoitos, balas, cosméticos, doces, gelatina, molho, condimentos, açúcar, feijão e leite, todos com data de validade vencida, foram os principais produtos aprendidos pela Gevisa no último mês.

"Temos a preocupação, nas visitas de rotina, em orientar os proprietários ou gerentes de supermercados, mercadinhos e mercearias sobre o que determina a Anvisa e o Código Sanitário para que não incorram em atitudes impróprias nesse sentido. Estamos aplicando as sanções quando são encontradas irregularidades, inicialmente com advertência, depois multa, interdição temporária e fechamento definitivo do estabelecimento, por isso apelamos para que não cometam o erro de oferecer ao consumidor um produto que não esteja com a qualidade comprovada", conclui Feliciano Paiva.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais