Cidadeverde.com

Sales:PSDB fez gestão “cosmética” e DEM está “em fase terminal”

Imprimir
O presidente do Diretório Municipal do PT, Francisco Sales, publica artigo nesta segunda-feira (6) afirmando que o PSDB caminha para o isolamento. O petista diz que os tucanos fizeram uma “administração cosmética” e compara: “pinta as unhas sem apará-las para eliminar a sujeira”.



Para Sales, o DEM atualmente é um “doente em fase terminal”.


Veja na íntegra o artigo


O isolamento do PSDB
 

Francisco Sales
Presidente do PT de Teresina
 
         
 A Constituição Federal de 1988 regulamentou os partidos políticos como instrumentos necessários e importantes para o Estado Democrático de Direito, por isso todos concordam que os partidos são fundamentais para a democracia. Até existem partidos em países não democráticos, como as legendas únicas de ditaduras de esquerda e de direita, mas não há democracia sem partidos políticos. No Brasil, os partidos nunca encontraram ambiente propício para se enraizarem e se desenvolverem. Por isso eles foram breves, pouco presentes na vida social e vistos com desconfiança. Na atualidade, segundo o analista Marcos Coimbra do Vox Populi, só o PT expressa o Brasil por ser o maior (em termos de simpatia popular e número de militantes), o mais organizado (com vida interna estruturada e dinâmica), o mais bem-sucedido (com um terceiro mandato presidencial sucessivo) e o mais nacional (com presença expressiva em municípios e comunidades do País inteiro) de todas as agremiações partidárias que existiram em nossa história. 

          Já o PSDB nasceu com o propósito de ser o grande partido político nacional. Com a vitória de FHC, em 1994, a embriaguês provocada pelo sucesso do Plano Real levou Sergio Motta, então ministro das Comunicações, a prever que o PSDB ficaria no poder por 20 anos. Preparou a emenda da reeleição de FHC e passou como um trator sobre a oposição à cata votos para aprová-la. Mas logo no término dos oitos anos de FHC, começou o declínio dos tucanos. Nas duas eleições de Lula o PSDB sofreu um impacto. A vitória de Dilma acelerou o processo em que se encontra agora com a disputa fratricida pelo comando do partido entre os grupos de Serra e Aécio Neves. O seu aliado DEM, sucessor da velha Arena criada pelos militares, parece um doente em fase terminal.

          Ocorre no momento na política nacional uma erosão político-partidária da oposição, capitaneada pelo PSDB. Existem explicações que, sem enraizamento social, a oposição perdeu-se ao deixar o poder. Os adversários do PT se desnortearam ao se apresentarem nas eleições tentando esconder o que fizeram: as privatizações que pressupunham em destruição das bases do “estado brasileiro” para soerguimento de um “estado mínimo”, com globalização e sem soberania. Em meio à atual crise interna do PSDB, FHC admitiu a fusão entre o PSDB e o DEM, além de defender a nova classe média em desfavor do “povão”. Para o cientista político Cláudio Couto, da FGV-SP, a estratégia da fusão interessa mais aos democratas que aos tucanos, e destaca a sobreposição dos interesses pessoais como uma das principais causas da conjuntura. No rescaldo, foi criado recentemente o Partido Social Democrata (PSD) com políticos oriundos dos democratas e dos tucanos que se define não ser de direita, nem de esquerda e nem de centro, sendo partido político para barganhar no poder de acordo com os interesses individuais ou grupais da legenda.

          No Piauí o PSDB passa pelo mesmo Isolamento, pois basicamente só tem aglutinado o velho DEM (ex-PFL contra quem os tucanos já bradaram: “Oligarquia Nunca Mais!”), que perdeu quase todas as suas lideranças, que já eram poucas, para o PSD. E, assim mesmo, o PSDB do Piauí nunca tratou o DEM com a devida consideração. Nas eleições de 2010, por exemplo, negou-lhe a indicação do vice-governador e lançou chapa pura. Nas eleições municipais de Teresina, nos últimos quatro pleitos, seus eventuais aliados numa disputa tornam seus adversários nas eleições seguintes, como aconteceu com o PT (1998/Eleição Estadual), com o PMDB (2000) e, agora, com o PTB (2004 e 2008), ou seja, tem dificuldades de relacionamento com os aliados por sempre rejeitá-los depois da marcha em busca da vitória. Mas o que mais chama a atenção do jeito de governar do PSDB em Teresina é sua administração cosmética, ou seja, pinta as unhas sem apará-las para eliminar a sujeira, isto é, embeleza a cidade em datas comemorativas sem atacar os problemas estruturais de transporte, planejamento urbano, infra-estrutura, entre outros, por pura inapetência em elaborar projetos que efetivamente resolvam as velhas deficiências da Capital.



Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais