Cidadeverde.com

Deputados divergem sobre criação do Estado do Gurgueia

Imprimir
Os deputados estaduais Edson Ferreira (DEM) e Merlong Solano (PT) ampliaram o debate sobre a criação do Estado do Gurgueia, na tarde desta quarta-feira (08), durante o programa Jornal do Piauí. Os parlamentares divergem a respeito dos benefícios e dificuldades que o surgimento de uma nova unidade federativa poderá ocasionar à população.

Fotos: Thiago Amaral / Cidadeverde.com

O democrata Edson Ferreira é a favor do Estado do Gurgueia. O deputado argumenta que as receitas serão dobradas mesmo com a divisão dos territórios. Segundo ele, a região Sul deixará de representar “um peso” ao restante do Piauí. “Com a criação do novo estado, o Piauí continua com 3,99% do meio tributário e o Gurgueia com mais 3,99%. Atualmente, a parte pobre ainda é o Sul”, disse. 


Já o deputado Merlong Solano é contra a separação do Estado. O petista acredita que o problema está ligado diretamente ao atraso estrutural em relação ao restante do país. Mas, o parlamentar aponta soluções. “Deve-se aumentar o investimento em educação, infraestrutura e atração de mais empreendimentos econômicos para o Piauí”, explica Solano, argumentando que os gastos com pessoal e burocracia administrativa seriam elevados com o novo território. 


A criação de Tocantins também entrou em pauta na discussão. Edson Ferreira disse que o Estado apresentou crescimento após a separação do Mato Grosso.  Merlong discordou do democrata ao adiantar que Tocantins evoluiu economicamente graças à expansão da economia brasileira e chegada de investimentos. 


A aprovação de um plebiscito por parte do Congresso Nacional para criação dos estados de Carajás e Tapajós (PA), confere fôlego às discussões no Piauí. A proposta, de autoria do deputado Paes Landim, com substitutivo do deputado Júlio César Lima, já passou por várias comissões técnicas e falta passar por votação em Brasília. 

Thiago Bastos (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais