Cidadeverde.com

Robson Caetano vem ao Piauí para projeto Olimpíada e Cidadania

Imprimir

O medalhista olímpico Robson Caetano estará em Teresina nesta sexta-feira (10) para participar do seminário “Projeto Olimpíada e Cidadania”, promovido pelo Ministério dos Esportes através da Fundação Demócrito Rocha. Com inscrições gratuitas, o seminário acontece na Faculdade Novafapi e se estende até sábado.


O objetivo do evento é qualificar educadores físicos registrados no Conselho Nacional de Educação Física (Confef) em todo o país, tendo como tema central os preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fdr.com.br/olimpiadaecidadania.


Na sexta-feira, a abertura do evento acontece às 14 horas. Em seguida, ministra palestra o Prf. Ms. Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física e Academia Olímpica Brasileira. Os professores Norval Cruz (Ceará) e José Marcelo Moreira Frazão também ministram palestras no primeiro dia do seminário.


O segundo dia é o momento maior, quando os participantes assistirão a palestras de especialistas, apresentação de cases, e uma oficina com Robson Caetano.


O seminário em Teresina será o primeiro de dez espalhados em cidades polos nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, que formam o CREF 5 (Conselho Regional de Educação Física da 5ª região). No Piauí, além da capital, Parnaíba e Picos também receberão o evento.


Na pauta dos seminários, haverá a indicação de 25 delegados que vão para o Congresso “Olimpíada e Cidadania – O Papel dos Educadores Físicos no Projeto Olímpico Brasileiro e inclusão social através do esporte”, que acontecerá em Fortaleza, nos dias 03 e 04 de outubro.


Para mais informações sobre o evento, está disponível o telefone 0800 208 2210, de segunda a sexta, entre 8h e 18h.


Em entrevista ao Notícia da Manhã, Jorge Steinhilber a realização de grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é uma oportunidade de discutir a cidadania no esporte.





"Os profissionais estão sendo preparados nas universidades e essa é grande oportunidade de demonstrar para eles como esses grandes eventos trazem cidadania para o país", declarou.

 

Robson Caetano


Em todos os dez seminários do Projeto Olimpíada e Cidadania, haverá a participação de um atleta olímpico nacional que dará palestra especial. Teresina receberá Robson Caetano que, além de medalhista olímpico, é jornalista, gerente da R&C produções e eventos e da Robson Caetano comunicações, profissional de Educação Física e comentarista esportivo.


Nascido no Rio de Janeiro, Robson Caetano da Silva saiu da Baixada Fluminense para ganhar as pistas do mundo todo, disputando finais olímpicas e grandes torneios internacionais com atletas lendários. Já trabalhou como disque-jóquei e, hoje, é comentarista do canal por assinatura Sportv.





O atleta iniciou sua carreira em 1979 e a encerrou em 2001. Sua primeira presença em pódio de competição foi em Caracas 1983, aos 19 anos, quando conquistou o bronze no 4x100m. Nos Jogos de Indianápolis 1987, foi prata nos 200m. Quatro anos depois, em Havana 1991, conquistou as medalhas de ouro nos 100m e 200m.


Em 1995, em sua quarta e última participação, ficou em 4º nos 200m. Mas suas vitórias não param por aí: foi campeão dos 200m no Grand Prix da IAAF em 1989; tricampeão da prova na Copa do Mundo (Camberra 1985, Barcelona 1989 e Havana 1992). Ganhou a Universíade de Duisburgo 1989. E desde 1988, detém o atual recorde sul-americano dos 100m, com 10.00, tempo de sua vitória no Campeonato Ibero-Americano do México 1988. Em 1989, marcou 19.96 no Meeting de Bruxelas, recorde sul-americano por 10 anos.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais