Cidadeverde.com

Carro cai em córrego de esgoto na zona Sul; moradores reclamam

Um fiat uno preto (LWI 2076) caiu na vala de esgoto da avenida Celso Pinheiro por volta das 4h da manhã desta terça-feira (14). O automóvel ficou a cinco metros da grade de proteção, que só existe no cruzamento entre as ruas Celso Pinheiro e Canadá. 


Thiago Amaral/Cidadeverde.com



Aparentemente, o veículo não teve muitos danos. De acordo com populares um casal estava no carro. A dona de casa Maria Eunícia França, que é vizinha do local, denuncia que vários carros já caíram na vala porque falta grade de proteção por cerca de 200 metros. Segundo ela, os moradores reivindicam não a proteção, mas que a galeria seja fechada e já fizeram um abaixo-assinado solicitando o serviço à prefeitura, mas até agora nada foi feito. 



“Aqui é uma fedentina horrível. O esgoto vem dos condomínios daqui perto e despejam tudo. Podemos ver até as fezes ressecando. O mal cheiro começa cedo, na hora do almoço e à tarde. Nós todos já reclamamos, mas nenhuma providência já foi tomada”, diz a dona de casa. Ela afirma ainda que vários casos de dengue e meningite na região. 


Até o momento, os proprietários do Fiat ou a polícia chegaram ao local. 

A Superitendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), da zona Sul, enviou uma nota sobre o esgoto e sobre os constantes acidentes que acontecem no local. Confira na íntegra:

"A Superintendência de Desenvolvimento Urbano – SDU Sul informa que o atual conceito mundial de execução de galerias é que estes canais devem ser abertos. No caso da galeria da Avenida Odilon Araújo, por ser muito antiga, o seu fechamento ocasionaria dois problemas, primeiro que a estrutura iria piorar o mau cheiro que é causado pelo depósito indevido de esgoto por parte de residências e condomínios que ficam próximo ao local.


Nesse sentido, há um processo no Ministério Público no sentido de identificar e tampar as ligações clandestinas de esgoto doméstico para a galeria, já que a mesma é destinada exclusivamente para o fluxo natural de águas das chuvas. Um outro problema que seria causado com o fechamento da galeria é o fato da mesma, se fosse fechada, não suportaria o fluxo de águas das chuvas, que é o principal objetivo deste canal.

Quanto à questão da proteção das laterais da galeria já existe o meio fio e uma pequena mureta em alguns pontos, que por si já são o meio de proteção do canal. O que ocasiona a maior parte dos acidentes seria a falta de atenção por parte dos condutores".

 

Flash de Caroline Oliveira
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais