Cidadeverde.com

"Fórmula Jegue" e jumenta mais bela são destaques em São João

Imprimir
O jumento, asno, jegue. Não importa o nome, a história deste animal se confunde com a da própria humanidade. Foi ele que, segundo a Bíblia, carregou o Nazareno em diversos episódios na travessia do Deserto, esteve também próximo à manjedoura e na entrada em Jerusalém. Hoje o bicho pode até estar em baixa e andar perambulando sem rumo pelas estradas, mas em São João do Piauí, ele, o jumento, é o astro principal da Fórmula Jegue, competição que ocorre todos os anos no bairro Vila Foca e já está na sua oitava edição. 

Fotos: Jr. Lopes/Portal Sanjoanense

O evento é promovido pela Associação de Migrantes Sanjoanenses Residentes em Teresina (Amiste), foi idealizada pelo presidente da entidade, Irineu Holanda, é um sucesso. Que o diga o narrador da corrida, o secretário municipal de cultura de São João do Piauí, Delson Rubens. “A Fórmula Jegue reúne gente de diversas cidades da região. Este ano foram aproximadamente três mil pessoas”, descreve. 



A disputa deste ano, que aconteceu neste sábado (18) e é chamada oficialmente de Grande Prêmio Osmar Lopes, teve 18 cavaleiros inscritos com suas respectivas montarias. Após três baterias de carreiras e repescagem, seis conjuntos chegaram à final. 



No páreo, quem acabou se saindo melhor foi o cavaleiro Júnior Mototáxi – que trocou as duas rodas pela lealdade e velocidade do seu jumento Rapadura, formando a dupla infalívelque venceu a competição pela terceira vez consecutiva (veja resultados abaixo). É importante ressaltar que os competidores não utilizam esporas e as premiações se estenderam aos seis finalistas. 


Na festa ainda houve o concurso de melhor “guinchador” e “guinchadora” para escolher o homem e a mulher que reproduzisse com mais fidelidade o zurro do jumento. Os campeões foram, respectivamente, José Francisco, invicto há três anos, e a dona Buí, que tem mais de 60 anos. 


Como toda festa temática que se preza, ainda houve o concurso de beleza para a jumenta mais bonita. 


Colocação
1ª colocado: Júnior 
2ª colocado: Caú 
3ª colocado: Edvaldo Rodrigues 



Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais