Cidadeverde.com

PM testa spray que gruda os olhos do agressor e provoca mau cheiro

Imprimir
A Polícia Militar do Piauí tem realizado testes com uma nova arma que permite imobilizar agressores através de jatos de spray lançados na direção dos olhos do indivíduo. Além de ter o efeito de colar as pálpebras, a substância visa também identificar a pessoa por meio do odor forte, que exala após a aplicação do produto. 


De acordo com o instrutor Paulo Roberto, o spray imobiliza o indivíduo sem provocar machucados. “É uma substância à base de colante, óleo e resinas vegetais. O efeito é instantâneo e gruda os olhos da pessoa. É biodegradável, não causa irritação e não é letal”, informa o instrutor, que realizou demonstrações em uma das bases das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone). 

Segundo Paulo Roberto, o uso do equipamento é disciplinado e segue uma série de regras. “Existe determinação judicial de órgãos importantes, como a ONU, que fala do uso progressivo da força. Ou seja, só pode utilizar em nível de agressividade menor”, lembra, ressaltando que o produto não sai com água. “Apenas o antídoto remove o óleo. Já a água potencializa o efeito”, adianta.


Além de manchar o rosto, um dos sprays provoca cheiro forte, que lembra cebola apodrecida. “Vai facilitar principalmente na identificação dos agressores, seja por meio da pintura ou do mau cheiro”, pontua o comandante do Rone, capitão Fábio Abreu.

As demonstrações com a nova arma foram exibidas durante o programa Jornal do Piauí, nesta terça-feira (21).


Joelson Giordani (TV Cidade Verde)
Thiago Bastos (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais