Cidadeverde.com

Pedro II recebe o 3º Desafio de Mountain Bike neste feriadão

Imprimir

A organização do 3º Desafio P2 de Mountain Bike chega nesta quinta-feira (23) na cidade serrana de Pedro II, palco do principal evento cultural e de aventura do Piauí, o Festival de Inverno. Aventura porque a região é propícia para a prática de esportes ligados à natureza, como um bom enduro a pé, mountain bike, rapel, escalada, caiaque, entre outros. E se a bela cidade oferece todas essas opções, a organização do desafio preparou mais uma edição da prova, que em outras opções ofereceu também o enduro a pé.


Pela programação do evento, as equipes viajam nesta quinta para Pedro II e nesta sexta-feira, a partir das 10 horas da manhã, a Praça do Recanto vai ficar tomada, pois lá acontecem as vistorias técnicas das bikes e médicas para os atletas, bem como as últimas inscrições até as 18 horas. A partir de 18h30, acontece o Briefing técnico no Memorial Milton Brandão, também no centro da cidade.


Atletas do masculino e feminino em várias categorias estão inscritos. Na categoria Cicloturismo, qualquer pessoa, amador ou profissional ou quem mesmo não tem a prática de andar sobre duas rodas, pode participar, afinal a trilha é bem light, com apenas 20 Km de percurso por etapa, com direito a paradas para apreciação da natureza. Nas demais categorias, o que vale é a velocidade, pois a prova é contra-relógio.


Com trechos acidentados, passagens por riachos, muita ladeira, pedras, Down Hill e Up Hill, tanto a etapa de sábado quanto a de domingo terá cada uma 45 Km de percurso. Com supervisão técnica de Federação de Ciclismo do Piauí e organização e realização da Action Adventure Group (AAG), o Desafio é uma oportunidade ímpar para quem gosta do ciclismo. “Andar de bicicleta, acima de tudo, é qualidade de vida. Hoje, as grandes cidades do mundo, ricas ou mais pobres, estimulam essa prática entre as pessoas. E andar de bike numa trilha com ar puro onde se possa molhar o rosto em um riacho e estar numa serra, apreciando inscrições rupestres, é estar em sintonia total com a natureza. Algo inigualável que nem mesmo o mais incrível poçante pode proporcionar”, disse Zenardo Maia, diretor de prova.


Depois de definidos todos os detalhes técnicos, no sábado é hora de alongar, respirar fundo e seguir para a primeira largada, às 8 horas da manhã, na Praça do Recanto, de onde os atletas seguem em comboio pelo centro da cidade até o local da abertura do cronômetro a cinco quilômetros da cidade. A chegada será também na Praça do Recanto. No domingo, a etapa final começa com um deslocamento em comboio da Praça do Recanto até o Morro do Gritador, um dos pontos turísticos da cidade, onde o cronômetro será aberto.


A expectativa é de que participem atletas do Piauí, Maranhão e Ceará. As categorias em disputa são: Elite, Sub-23, Sub-30, Sub-40, Over-40, 0ver-50 e Cicloturismo, para esta última o percurso de cada etapa será de 20 Km.  O tempo da prova será de cinco horas por etapa. A previsão de chuva está confirmada para sábado e domingo, o que tornará o Desafio ainda mais emocionante.


A organização limitou a 150 vagas e as inscrições estão abertas. Os atletas terão toda estrutura de apoio, resgate e distribuição de água. A realização e organização são da Action Adventure Group (AAG); o apoio é da Fundespi, Revista Bike Action, Giro Radical, Ariston Serigrafia, Clube Oficial é o TBC e Site Piauiecociente.com.br. A supervisão é da FCICLOPI – Federação de Ciclismo do Piauí. Informações sobre a competição pelos números (86) 3233-1526/9949-7197/9806-3989 ou pelos e-mails: [email protected] e pelo blog do evento: http://desafiop2mtb.blogspot.com.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais