Cidadeverde.com

Brasileiro José Graziano da Silva é eleito para dirigir FAO da ONU

Imprimir

O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito para o cargo de Diretor-Geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), derrotando o espanhol Miguel Ángel Moratinos, em votação de segundo turno, quando obteve a maioria dos 179 votos possíveis. No primeiro turno, Graziano há havia superado Moratinos por 77 a a 72 votos, nas eleições realizadas neste domingo, em Roma.


Seu mandato deve vai de 1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015 e tem pela frente a dura tarefa de reformar um organismo internacional sob críticas pesadas a instituição já foi acusada de ser vagarosa e desperdiçar dinheiro na execução de seus programas para combate à fome.

Graziano já ocupou o cargo de diretor regional da FAO e foi ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O agrônomo e economista foi coordenador da elaboração do programa Fome Zero, tendo sido o representante regional do órgão para a América Latina e o Caribe.

O papel da FAO
A FAO, criada em 1945 com sede em Roma, conduz as atividades internacionais encaminhadas a erradicar a fome em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. Na prática, a organização viabiliza fóruns de discussão entre os países, para que eles possam se encontrar e negociar acordos.

Também é papel da FAO proporcionar conhecimento através de estudos e análises, além de fornecer assistência técnica e realizar projetos junto a 191 países.

Mas os principais projetos da FAO dizem respeito à luta contra a fome. Em setembro, a organização divulgou que a subnutrição no mundo diminuiu pela primeira vez em 15 anos. Segundo o relatório, em 2010 o número de pessoas subnutridas caiu de 1,02 bilhão para 925 milhões.

Para se ter uma ideia, as metas do milênio estabelecidas pela ONU falam na redução pela metade do número de subnutridos até o ano de 2015. Para cumprir a meta, daqui três anos este número terá de estar em cerca de 400 milhões de pessoas.

Fonte: Folha

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais