Cidadeverde.com

Mês de junho marca início da safra da mandioca no Estado do Piauí

Imprimir

O mês de junho representa o início da safra da mandioca, com grande oferta na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). O período de safra continua até outubro. A informação consta no Calendário de Comercialização Agrícola - Edição 2007, baseado nos registros da série histórica do período de 2000 a 2006, onde foram utilizadas as médias mensais da movimentação dos produtos hortigranjeiros e comercializados no entreposto da Ceapi.



De acordo com a diretoria técnica e operacional da Ceapi, entre janeiro e dezembro de 2010 foram comercializadas 1.304,4 toneladas de mandioca no entreposto, com preço médio de R$ 0,77 o quilo. As cidades piauienses que abastecem o maior mercado de hortifrutis da região com mandioca são: Teresina, Guadalupe, São Pedro, Nazária e Água Branca. Outros estados também abastecem a Ceapi do produto, entre eles: a Bahia, através de Juazeiro; o Maranhão, através de Pedreiras; o Ceará, através de Tianguá; e Pernambuco, através de Petrolina.

A mandioca é um dos símbolos da culinária nacional. Cozida ou frita, em forma de purê ou utilizada em diversos tipos de caldos ou farinhas, tem sabor e é fonte de carboidratos, cálcio e fósforo e vitamina C. Ela deve ser consumida preferencialmente logo após a compra, pois estraga rápido. Se as raízes estiverem inteiras, não devem ser guardadas por mais de dois dias. Se já cortadas, descasque e coloque na geladeira numa vasilha com água. Seu cultivo é de grande relevância econômica, em especial como fonte de carboidratos para milhões de pessoas nos países em desenvolvimento.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais, com 23 milhões de toneladas de raízes produzidas por ano. No momento da escolha, o consumidor deve optar pela mandioca cuja a casca deve se soltar com facilidade e o interior deve ter uma cor branca uniforme, sem manchas pretas. Se optar pela mandioca já descascada e embalada a vácuo, consulte a data de validade.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais