Cidadeverde.com

Secretaria investiga sete casos de malária na cidade de Uruçuí

Imprimir

A Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) está investigando casos de malária em Uruçuí, a 600 km de Teresina, notificados no final de junho. De acordo com as primeiras informações, sete pessoas foram infectadas em áreas rurais do município. Técnicos da Secretaria já foram enviados ao local para os trabalhos de imunização na cidade.



Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Inácio Lima, é provável que a contaminação tenha ocorrido através de pessoas que vieram de outros estados. "Os casos são poucos, mas é uma doença que requer bastante atenção", sinaliza. Ele, no entanto, afirma que há tempo e recursos para controlar qualquer surto de malária na região.

Inácio Lima diz que até o momento são somente sete pacientes, sendo quatro do Maranhão e outro de origem ainda desconhecida. Ainda segundo o diretor, os técnicos avaliam que a doença se manifestou no município através de um morador que regressou da área da Amazônia Legal. "Ele teve contato com outras pessoas e provavelmente um mosquito se infectou no sangue desse senhor e espalhou a doença em outras pessoas", avalia.

Inácio Lima ainda recomenda a vacinação para pessoas que pretendem viajar para áreas de risco, tanto do Piauí como de outras áreas do Brasil. “A vacina deve ser tomada com dez dias da antecedência”, diz, afirmando que a Sesapi continuará monitorando a população da Uruçuí, além de reforçar o suporte nos postos de saúde do município.

“Estamos falando sobre os sintomas, que é febre alta, calafrios, e também recomendando que os profissionais de saúde nos repassem o mais breve possível cada caso diagnosticado para que possamos agir com rapidez e barrar a doença”, afirma o coordenador ambiental da Sesapi.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais