Cidadeverde.com

300 mil crianças devem ser imunizadas contra sarampo no PI

Imprimir
Imunizar em torno de 300 mil crianças entre um e sete anos. Essa é a meta da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) para o Piauí, que começa a vacinar suas crianças a partir do dia 13 de agosto, como parte da segunda etapa nacional da campanha contra o sarampo, e segue até o dia 18 de setembro, simultaneamente à campanha de imunização contra a poliomielite.

A vacinação contra o sarampo foi incluída junto ao calendário de vacinação contra a poliomielite devido a um surto da doença em alguns países da Europa. Desde o início do ano já são mais de 6,5 mil casos suspeitos, sendo cinco mil na França. Alguns casos isolados também foram registrados no Chile e Estados Unidos.

“Devido ao surto da doença ocorrido na Europa, o governo brasileiro aproveitou a estratégia de imunização contra a polio para também garantir a imunização contra o sarampo”, explica Telma Evangelista, diretora estadual da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde.

Desde 2000 não há registro da circulação do vírus transmissor do sarampo no Brasil, mesmo assim 68 casos da doença foram confirmados no país, em 2010. As crianças de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas já foram imunizadas contra o sarampo durante o mês de junho, juntamente com a primeira etapa da polio. A explicação do Ministério da Saúde para a antecipação consiste na maior população, baixa cobertura vacinal e alto fluxo de viajantes nesses estados.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, usualmente de evolução benigna, que tem como principal complicação a broncopneumonia. Seus principais sintomas são: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais