Cidadeverde.com

Sesapi fará 900 testes gratuitos de hepatite nesta semana

Imprimir

A divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde fará um dia D de concientização contra as três formas de hepatite. Segundo a diretora da divisão, Telma Evangelista, serão disponibilizados 900 kites de testes para detectar a doença.

Telma explica que o Piauí será o único estado do Brasil a realizar uma grande mobilização. Isso por conta da preocupação com o perigo que a doença representa.

"A gente faz uma leve perfuração na ponta do dedo com estilete e tira apenas uma gota de sangue e coloca na placa. Então, põe uma gota na solução e 30 minutos depois já tem o resultado. O exame é atestado pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde", explica.

Ainda segundo a diretora, os tipos mais perigosos da hepatite são a B e C. Elas podem ocasionar câncer e cirrose e os pacientes passam até 20 anos com a doença sem saber.

A mobilização ocorrerá no próximo dia 28. Será montada uma estrutura na Praça João Luis Ferreira, centro de Teresina.

Os testes são destinados principalmente a pessoas que pertencem ao grupo de maior risco de contrair a doença, como manicures, caminhoneiros, profissionais do sexo, dentre outros. Serão feitos os testes e aconselhamentos por profissionais capacitados.

Em casos de resultado positivo, os pacientes serão encaminhados aos hospitais Natan Portela e Lineu Araújo e ao Hemopi para a confirmação do diagnóstico. Os diagnósticos positivos são transferidos, então, para a Assistência Farmacêutica.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais