Cidadeverde.com

Saúde faz teste em praça e descobre casos de Hepatite em Teresina

Os testes para Hepatite B e C realizados essa semana na praça João Luiz Ferreira, durante o Dia Mundial das Hepatites virais, revelaram que sete pessoas estavam com a doença e não sabiam. 



O resultado foi divulgado no final da tarde de hoje. Foram detectados apenas pacientes com Hepatite C. Outras quatros pessoas tiveram resultado positivo, mas por saberem que tinham a doença, não foram considerados casos novos.

Vinte pontos de triagem e coleta estavam espalhados pela praça. Foram disponibilizados 900 kits para realização do teste rápido. Cada pessoa que descobria portar o vírus da doença era encaminhada para a equipe de orientação e aconselhamento. Telma Evangelista, diretora de Atenção à Saúde da Sesapi, disse que os casos foram encaminhados para unidades de saúde na hora. 

“O Natan Portela, Hemopi e o Lineu Araújo são os três locais de referência. Uma vez atendidos, os pacientes serão cadastrados na farmácia para receber os medicamentos do tratamento”, disse.

Além dos testes foi disponibilizada vacina para a Hepatite B. Para se tornar imune, a pessoa precisa tomar três doses. “No dia D, a pessoa toma a primeira, com 30 dias depois procura o setor público de saúde e toma a segunda, 180 dias após a primeira, toma a terceira dose. Não adianta tomar apenas uma dose ou duas doses”, finaliza a diretora.


A doença


A hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar as células do fígado.

Transmissão

O vírus da hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por via perinatal, isto é, da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto; por via horizontal, através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue (risco que praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisado).

As relações sexuais constituem outra via importante de transmissão da hepatite B, considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), porque o vírus atinge concentrações altas nas secreções sexuais.


Sintomas

Os principais sintomas da infecção aguda pelo vírus são semelhantes aos da hepatite A: náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras, icterícia (cor amarelada na pele e conjuntivas).


Veja mais:

Quem freqüenta salão de beleza ou estúdio de tatuagem deve ficar atento à prevenção                                                                                             


Flash Yala Sena (com informações da Saúde)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais