Cidadeverde.com

Deputado diz que segurança pública é um problema nacional

O deputado federal Osmar Júnior (PCdoB) participou, nesta segunda-feira (15), das discussões sobre segurança pública do Piauí, que tem, neste momento, policiais militares e bombeiros paralisados há seis dias.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

"De fato é um assunto relevante para o Brasil. Infelizmente, nas últimas décadas, devido o grande crescimento da população, as pessoas estão perdendo a condição de viver em paz. A segurança pública é um dos assuntos de maior preocupação", explanou o deputado. 

Segundo o parlamentar, outro aspecto que deve ser discutido, é o investimento do poder público em segurança. "A exemplo do que está acontecendo no Rio de Janeiro, quando o poder público resolve tirar o poder das mãos das quadrilhas, isto acontece. A PEC 3000 vem com esse objetivo. O que se quer é colocar a segurança pública como uma das áreas de destaque nas discussões. As receitas não podem ficar concentradas com a União. A segurança pública não poderá ficar exclusivamente sob responsabilidade dos governos estaduais, a maioria dos Estados não pode arcar com ela", afirmou o deputado.

Osmar Júnior destacou ainda que a nova medida deve tratar de um fundo social para otenção de equipamentos e melhores salários. "Não é uma medida fácil de ser votada porque representa um novo modelo de gestão da segurança pública, mas há um esforço gigantesco, eu mesmo já assinei a matéria, que é polêmica e atinge uma área muito importante da vida do país, mas creio que vamos conseguir construir uma solução que possibilite ao país estar em um patamar mais elevado", pontuou.


O deputado falou ainda sobre as eleições municipais, que acontecem no próximo ano e a participação do seu partido. "O PCdoB está numa fase de crescimento. Somos um partido com projetos dentro do Estado, mas precisamos dar um passo maior. Já estamos hoje em 120 municípios, mas queremos atingir os 150, onde desejamos participar da disputa na prefeitura ou lançar chapas próprias", explicou.

Sobre a sucessão municipal na capital, Osmar Júnior disse que "a primeira preocupação do partido é o que a cidade precisa. Nos últimos anos, Teresina tem tido gestões equilibradas,  mas a cidade foi acumulando problemas graves. O que a próxima gestão precisa faser pela cidade é estabelecer grandes mudanças em áreas como os tranposrtes. A cidade não pode continuar como está. Não consigo compreender porque discutimos há quase três anos e não conseguimos saber quando será feito alargamento da ponte da Frei Serafim. São obras que não demandam de quantidade de recursos e melhorariam bastante o  sitema de mobilidade. O segundo ponto é a questão da drenagem e o terceiro é a questão econômica da capital", disse.

Questionado sobre a construção da Vila Olímpica do município de Parnaíba, o deputado disse que será uma realidade. "Hoje mesmo mandei uma carta ao governador Wilson Martins, onde falo da necessidade de agilizar a licitação desta obra", concluiu.


Doroty Amaral (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais