Cidadeverde.com

Casa de Detenção de São Raimundo começa a receber presos em 15 dias

Inaugurada no último sábado (27) pelo governador Wilson Martins (PSB), a nova casa de detenção provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, receberá seus primeiros presos dentro de 15 dias. As transferências começarão da Casa de Custódia de Teresina, com cerca de 30 a 40 detentos, e depois vão abranger outras unidades prisionais com excesso de lotação. 

Fotos: Régis Falcão/CCom

Hoje a Casa de Custódia conta com 780 presos para 350 vagas. Só neste ano, quatro foram mortos. Essa e outras unidades serão desafogadas paulatinamente, segundo o diretor de presídios da Secretaria de Justiça, tenente Ancelmo Portela. Ainda assim, a nova Casa de Detenção é apenas o primeiro passo para resolver o problema. Em 2.773 quilômetros quadrados de área serão alojados 130 detentos. 


A Casa de Detenção foi inaugurada com a presença de várias autoridades. O espaço conta com áreas para administração, pavilhão para detentos, espaços para vistoria e visita íntima, guarita de vigilância externa, salas de aula para oficinas e cursos, biblioteca e ainda uma ambulância e carro cela doados pelo Departamento Penitenciário Nacional. O investimento na obra foi superior a R$ 4 milhões, recursos dos governos Federal em parceria com o Estado. 

Dos 50 agentes penitenciários nomeados recentemente, cerca de 30 vão trabalhar no novo presídio. "São pessoas aprovadas em concurso público, devidamente qualificadas para trabalhar", frisou o governador Wilson Martins. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais