Cidadeverde.com

Setut divulga nota e lamenta transtornos causados por protestos

Imprimir
O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) divulgou nota a respeito das manifestações realizadas a três dias por estudantes contra o aumento do preço da passagem, realizada no último sábado(27) pelo prefeito Elmano Férrer.

Na nota, o sindicato disse lamentar os transtornos causados e que está se esforçando para atender a população, explica o aumento de R$ 0,20 e sugere que se o Estado e a Prefeitura assumissem os valores da gratuidade, em vez do passageiro, isso poderia contribuir para o barateamento da tarifa. 

Veja nota na íntegra:

O Setut vem a público informar que lamenta os transtornos causados pelas manifestações e que não está medindo esforços para continuar a atender a população.

O Setut esclarece que o aumento de 10% no valor da tarifa se deve a majoração dos custos de operação como reajustes de salários e de óleo diesel, alem do aumento do percurso com a assistência a novos bairros, em regiões mais distantes.

O Setut informa que o impacto desses custos poderia ser diminuído caso houvesse um subsidio do poder público pelo barateamento da tarifa, como ocorre em outras capitais.

Em Teresina quem banca as gratuidades de diversas categorias profissionais e a meia-passagem dos estudantes é o passageiro pagante.

Em algumas cidades a prefeitura e o estado assumem esses valores gerando um beneficio para a população com o barateamento da tarifa.

Outra forma de compensação pode ser feita através da isenção de impostos como o ICMS do diesel, peças e pneus, ISS, e IPVA dos ônibus, a exemplo do que ocorre em fortaleza e recife.

Temos plena convicção de que as empresas cumprem com suas obrigações contratuais, mas também sabemos de que muito ainda precisa ser feito para melhorar o sistema.

Em Teresina as empresas deram inicio ao processo de implantação para a integração plena com a padronização da frota e com a bilhetagem eletrônica, faltando apenas a construção dos terminais de integração pela prefeitura.

O Setut compreende as reações negativas da população em relação ao aumento e se alia a comunidade na busca por uma tarifa justa, esclarecendo que só políticas públicas de priorizar o transporte coletivo podem garantir um equilíbrio entre os custos do sistema e o valor pago pelo usuário.

Setut - sindicato das empresas de transporte urbano de Teresina


Da redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais