Cidadeverde.com

Sindilojas quer isenção de IPTU em prédios do centro de Teresina

Imprimir
O Sindicato dos Lojista do Piauí (Sindilojas) recebeu para um café da manhã na manhã desta sexta-feira (02), na sede da entidade n centro, o prefeito de Teresina Elmano Ferrer e vários secretários municipais. Durante o encontro foram discutidas questões como: a poluição sonora no centro, abertura de ruas, povoamento do centro fora do horário comercial e a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
 

O presidente do Sindilojas, Luis Antonio Veloso disse que os empresários se sentiram prestigiados com a presença do prefeito e secretários. O presidente acrescentou que a entidade está realizando uma pesquisa em parceria com o SEBRAE, para descobrir as necessidade e melhorias para o centro comercial de Teresina. “O centro já está bonito, bem iluminado, mas nós precisamos contribuir para melhorar ainda mais e para isso, são necessárias ações efetivas”, ressaltou.Veloso diz que o centro deixou de ser um local habitado a noite. “O movimento só ocorre durante o dia. É um centro bonito, mas ócioso”, afirmou.
 
Sobre a cobrança do IPTU, o vice-presidente do sindilojas, Marcos Pintos, falou da necessidade de que os índices de reajustes sejam revistos. “Um grande investimento no centro acaba sendo desestimulado”, diz. Para ele, a criação de um fórum de discussão sobre os tributos é fundamental e os empresários precisam ser ouvidos.
 
Dentre as proposta estudadas pelo Sindilojas está a isenção de IPTU para os prédios do centro da cidade, que passariam a ter além de salas comerciais, pavimentos com áreas residenciais. De acordo com o coordenador da Receita da Secretaria Municipal de Finanças (Semf), Henry Portela, Teresina possui 280 mil imóveis. Desse total, 64 mil são isentos do pagamento de IPTU. Ainda assim, o número de inadimplentes é grande, mas  a idéia não pode ser descartada. “O IPTU de Teresina é um dos mais baixos do Brasil, a cidade tem crescido e precisamos de meios para satisfazer as necessidades públicas. A ideia só pode ser efetivada com a aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal, como o prefeito mencionou vamos tentar amadurecer a posição”, afirmou.
 
O prefeito de Teresina Elmano Ferrer gostou da conversa e prometeu analisar as propostas apontadas pelos lojistas.  Elmano lembrou que em 2004 foi uma reunião no Sindilojas que resultou na construção do Shopping da Cidade, e a consequente retirada dos camelos do centro de Teresina. “Eu lembro que a ideia nasceu aqui. Então o Sindilojas há muito tempo ajuda Teresina com grandes sugestões, afinal de contas todos nós devemos cuidar da cidade, finalizou.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais