Cidadeverde.com

Antes de morrer, travesti deixou carta que reclamava de preconceito

Imprimir
Atualizada às 12h11
O travesti Renato Tavares Piauilino, cujo corpo foi encontrado com duas perfurações de bala no peito, na manhã desta quinta-feira (8), antes de morrer, pediu a Alírio Ribeiro, proprietário de uma lan house, que escrevesse um e-mail, ditado por ele, endereçado a um programa de televisão. No relato, ele diz que era alvo de preconceito na cidade e pedia uma casa e uma operação para mudança de sexo. 

Alírio Ribeiro, contou ao CidadeVerde.com que escreveu o e-mail há cerca de três meses. "Eu enviei direto no site do programa. Mas como o Renato tinha problemas, a gente não levava muito a sério", pontua. 


Gugu, 

Sou Renato Tavares Piaulino, natural  de Coronel José Dias, estado do Piauí, próximo à cidade de São Raimundo Nonato. A cidade em que moro ainda é muito preconceituosa quanto aos travestis e isto me prejudica muito, principalmente porque sou pobre, ninguém me coloca para trabalhar, e por isto preciso da tua ajuda, sei que você é uma pessoa sensível e vai fazer alguma coisa por mim.

Gugu, quero que você me ajude, pois preciso de  uma casa, moro com meus pais, mas eles me rejeitam porque eu sou homosexual, minha mãe esconde minhas roupas e as vezes rasga para que eu não a use mais. Está muito difícil conviver com eles assim, por isso quero uma casa, para eu viver a minha vida sem depender dos outros.

Quero também uma ajuda para fazer uma cirurgia de mudança de sexo para não ser criticado(a) por ninguém, pois sempre ouço piadas e gozações, zombarias, sou motivo de chacotas, não consigo trabalhos por motivo do preconceito de minha opção sexual. Quando entro em uma loja ou em um mercado e demoro muito para escolher uma coisa, os donos e funcionários me olham dos pés à cabeça, parece que imaginam que quero roubar.

Gugu me ajude, confio muito em Deus e sei que você é uma  pessoa iluminada por ele.

Atenciosamente,

Renato Tavares Piauilino (Pseudônimo: Desireè)


Atualizada às 11h
O corpo do travesti, Renato Tavares Piauilino, 21 anos, foi encontrado por volta das 6h da manhã nesta quinta-feira (8) às margens da PI 140, no perímetro urbano da cidade de São Raimundo Nonato. A vítima apresentava dois tiros no peito que teriam sido feitos por arma de calibre 12.

Foto:Darlan Ribeiro/Saoraimundo.com

O titular da delegacia Regional do município, Leandro Ferraz, que está à frente do caso, conta que a vítima era bastante conhecida da cidade. “Estamos começando os trabalhos agora, ouvindo a família. A princípio, não houve motivação. Ele era uma pessoa que criava certas confusões pela cidade. Ia no hospital, criava tumulto, volta e meia ele trazido à delegacia era liberado em seguida. Ontem mesmo, no desfile do 7 de setembro, acabou sendo conduzido para cá, onde foi registrado o TCO, e liberado em seguida”, conta Ferraz.


O delegado afirma que pelas circunstâncias, a morte de Renato foi premeditada. “Não é um caso de briga de bar, que ele acabou sendo morto. Até agora não apareceu nenhuma testemunha que tenha visto ou saiba algo do crime. Precisamos apurar ainda se ele foi morto no local ou deixado lá. Pode ter sido uma vingança, mas ele não tinha inimigos, segundo a família”, pondera. 

Ferraz explica ainda que não se pode falar em crime homofóbico, mas a hipótese não foi descartada.

Pessoas relacionadas à vítima se queixaram da dificuldade que a polícia tem para investigar o crime, já que não há viaturas na Delegacia Regional da cidade. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais