Cidadeverde.com

COB e CBJ querem Sarah no Piauí e iniciam preparação para Olimpíadas

Imprimir
Dirigentes esportivos nacionais vieram a Teresina para iniciar o trabalho de preparação da judoca Sarah Menezes para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, Inglaterra. O primeiro trabalho do diretor técnico internacional da CBJ, Ney Wilson Silva, e o representante do Comitê Olímpico Brasileiro, Sebastian Pereira, foi uma reuniao na tarde desta quinta-feira (8) com a equipe que cuida da judoca no Piauí. No encontro no Sesc Ilhotas, foram feitas reivindicações e acertados ajustes nos trabalhos. Os diretores já deixaram claro que a atleta não deixará o Estado para melhorar sua preparação. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

"Não tenho a menor dúvida de que a Sarah não precisará buscar sair de Teresina para outros Estados", disse Ney Wilson, ressaltando que a CBJ já teve experiências negativas com a mudança do local de treinamento na reta final de preparação. Segundo ele, serão feitos ajustes para evolução técnica e psicológica da atleta, escolhida para iniciar o trabalho da Confederação de preparação individual dos atletas para as Olimpíadas. Sarah Menezes foi escolhida por viver no Nordeste, longe dos outros titulares do Brasil, e pelos resultados expressivos. 

Ney Wilson, diretor técnico  internacional da CBJ

Ney Wilson conheceu a equipe que cuida da judoca no Piauí e teceu elogios. Mas, também recebeu cobranças. Participaram da reunião o técnico Expedito Falcão, o médico Gerardo Mesquita, o fisioterapeuta Rafael Medeiros, a psicóloga Luciana Castelo Branco, o educador físico Paulo Miranda e o presidente da Federação Piauiense de Judô, Danys Queiroz. Eles relataram as dificuldades de trabalho em Teresina e pediram um estreitamento nos contatos deles com a equipe da seleção brasileira, para que todos atuem em sintonia. 


Luciana Castelo Branco relatou que precisa acompanhar Sarah Menezes nas competições nacionais e internacionais. "Eu quero ter tempo para acompanhá-la nos treinos e viajar nas competições, saber suas emoções e como ela atua", declarou. Ela justificou que o trabalho para um torneio é diferenciado e relatou que já foi preciso atender a judoca às 23h na véspera de uma viagem, o que dificulda a preparação. 

"Às vezes eu sinto que carrego um piano. Tenho que pedir socorro ao preparador físico, à psicóloga. A Sarah sempre pegou luta difícil e às vezes o bloqueio psicológico prejudica o seu desempenho", confirmou o técnico Expedito Falcão, que também falou da necessidade da judoca treinar em outras regiões do país para uma maior integração e com outros judocas. O treinador pediu que a CBJ disponibilize meios para esse intercâmbio.


Sarah Menezes afirmou que o contato é importante tanto para ela como para os profissionais. Ela frisou que se sente mais tranquila e forte perto de sua família. Sua próxima competição será os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro.

Ney Wilson e Sebastian Pereira ficam em Teresina até amanhã. Eles vão visitar as academias e clínicas onde a judoca é atendida, além de acompanhar seus treinamentos para saber das necessidades da atleta. 

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais