Cidadeverde.com

Desembargador piauiense tem 22 mil processos para julgar em TRF1

Imprimir
O desembargador federal Kássio Nunes Marques, que em junho assumiu vaga no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, declarou que atualmente tem 22 mil processos para julgar. As informações foram dadas pelo piauiense em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (9).

Foto: Lívio Galeno / Cidadeverde.com

Piauiense, Kássio Marques disse que o acervo de processos não foi uma grande surpresa. "A expectativa antes de assumir o cargo era real porque eu já sabia do acervo de 22 mil processos na minha mesa. Mas, além desses temos a média de mil novos processos distribuídos por mês na minha região".

Kássio Marques afirmou que algumas medidas já foram tomadas para acelerar o processo de julgamento. "A 1ª Região é responsável por mais da metade do Brasil. Mas, para ajudar no parecer dos processos, o Poder Judiciário tem se mobilizado e o Conselho Nacional de Justiça implantou o sistema de mutirões, que julgou 18 mil processos em seis meses. Fora isso, existem emendas para ampliação do número de tribunais".

O desembargador afirmou que somente no mês de agosto conseguiu julgar 600 processos. "A tendência é se aproximar do número de processos distribuídos no mês, mas analisando-os devidamente. Na minha região existe uma quantidade enorme de hipossuficientes, por isso não trabalhamos com a jurisprudência tradicional, mas sim vanguardista, para proteger os cidadãos comuns".

Kássio Marques voltará ainda hoje para Brasília ainda hoje e a previsão de retorno para o Piauí é apenas no feriado do Natal.


Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais